Turismo

Madeira perde quase 15% de turistas ingleses em Setembro

O Turismo madeirense continua a registar números de fim de ciclo, uma vez que o aumento dos hóspedes entrados no alojamento turístico da Região em Setembro foi insuficiente para inverter a tendência de quebra nas dormidas e nos proveitos.

As primeiras estimativas relativas Setembro acabam de ser divulgadas pela Direcção Regional de Estatística e apontam para decréscimos homólogos nas dormidas e nos proveitos totais e de aposento no alojamento turístico da Região, de 2,6%, 3,7% e 2,8%, respectivamente.

Para este cenário negativo muito contribui o comportamento dos principais mercados emissores. As variações estimadas no mês de Setembro de 2019 para os mercados britânico, alemão e francês foram de -14,7%, -8,8% e -3,9%, respectivamente. Valeu o mercado português que cresceu 16,1%.

Excluindo o alojamento local com menos de 10 camas, as dormidas apresentam uma diminuição de 4,1% em termos homólogos, em claro contraciclo com a tendência nacional. No país, as dormidas cresceram 3,3%, enquanto os proveitos totais e de aposento apresentaram, pela mesma ordem, variações de +6,7% e +6,4%.

O total de dormidas do alojamento turístico na RAM no mês em referência (considerando a totalidade do alojamento local) rondou os 786,9 milhares enquanto os proveitos totais e de aposento atingiram os 41,3 e 26,9 milhões de euros, respectivamente.

De notar ainda que contrariamente às dormidas, a entrada de hóspedes cresceu 1,5%. Contudo, houve uma redução da estada média de 5,5 noites em setembro de 2018 para 5,2 noites em Setembro deste ano.

A hotelaria concentrou 84% das dormidas, decrescendo 3,9% em termos homólogos, enquanto o alojamento local registou um incremento de 5,3% nas dormidas, representando 14,1% do total. Por sua vez, o turismo no espaço rural e de habitação, responsável por 1,9% do total, teve +3,7% de dormidas face ao mesmo mês do ano passado.

Em termos acumulados (Janeiro a Setembro), enquanto as dormidas no alojamento turístico diminuíram 2,3%, os proveitos totais e de aposento apresentaram quebras mais acentuadas (-4,2% e -3,8%, respectivamente).

A taxa de ocupação-cama do alojamento turístico no mês em referência fixou-se em 66,7%, 4,3 pontos percentuais abaixo do observado em setembro de 2018. Por sua vez, a taxa de ocupação-quarto atingiu os 74,7%.

Destaque ainda para o decréscimo homólogo no rendimento médio por quarto (RevPAR) no alojamento turístico em 3,9%, para 52,82 euros. O sector da hotelaria evidenciou uma quebra de 4,1% em setembro de 2019, apresentando um RevPAR de 57,72 euros. Por sua vez, o proveito de aposento por quarto utilizado (ADR) no total do alojamento turístico aumentou 1,1% em setembro de 2019, para os 70,66 euros.