País

Médicos de saúde pública aconselham vacina contra gripe

None

O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMP), Ricardo Mexia, aconselhou hoje as pessoas a vacinarem-se contra a gripe, a forma mais eficaz de combater a doença.

Ricardo Mexia falava à agência Lusa após a cerimónia de posse como presidente da ANMP, que decorreu hoje na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, após uma palestra da antiga ministra da Saúde Maria de Belém Roseira.

Os médicos de saúde pública, disse à Lusa, têm no terreno uma função de identificar e atacar problemas e na gripe podem, além de promover a vacinação, “promover a acessibilidade aos serviços de saúde”, disse Ricardo Mexia, salientando a importância de se recorrer em primeiro lugar à linha Saúde24.

Questionado pela Lusa, o responsável lembrou a função dos médicos de saúde pública na prevenção da doença e protecção da saúde e salientou que nos próximos três anos vai procurar que se faça uma “reforma da saúde pública”.

“Os médicos de saúde pública têm que encontrar um papel no sistema e há muito tempo que pugnamos por uma reforma da saúde pública”, disse Ricardo Mexia.

O responsável chamou também a atenção para o “desafio demográfico” do setor, com um universo muito envelhecido, e disse que “os recursos humanos têm que ser compensados”, nas condições de trabalho e na remuneração.

Mexia falou de dois suplementos que quer ver materializados, com o apoio dos sindicatos: o suplemento de autoridade de saúde e o suplemento de disponibilidade permanente.

E depois, disse ainda, é preciso melhorar o sistema de informação, “chegar às pessoas e comunicar o que é importante”.