Boa Vida Patrocinado

6 etapas para iniciar um negócio de sucesso

Na verdade, o que precisa é de um plano forte e da motivação certa para avançar contra todos os contratempos que possam surgir

None

O melhor de ser um empreendedor é que o céu é o limite. Não precisa necessariamente de um diploma ou um curso de gestão, não precisa ter dinheiro no banco para começar a investir no seu negócio (embora em alguns casos efectivamente ser uma mais-valia) nem precisa ter experiência em negócios.

Na verdade, o que precisa é de um plano forte e da motivação certa para avançar contra todos os contratempos que possam surgir.

Se quer ser um Empreendedor, as hipóteses são de que já tenha algumas ideias de negócio pensadas. Contudo, o seu problema poderá ser não saber como começar a construir o seu império.

Se esse é o seu caso, continue a ler.

Ter um negócio de sucesso: o que precisa saber

Sabemos que começar um negócio não é simples, por isso, veja de seguida algumas dicas a considerar.

1 – Faça uma autoavaliação

Por que quer começar um negócio? Use essa pergunta para orientar o tipo de empresa que deseja começar. Se quer dinheiro extra, talvez deva começar a trabalhar como freelancer.

Se quer mais liberdade (que durante um tempo não vai ter), talvez seja hora de deixar o seu trabalho das 9 às 5 e começar algo novo.

Uma vez que tenha descoberto o motivo, comece a fazer a si próprio mais perguntas para conseguir efetivamente descobrir o tipo de negócio que deve começar. Mas mais importante que começar, é perceber se tem o que é preciso para dar seguimento ao mesmo.

Assim, algumas perguntas que pode responder são:

• Quais são as suas habilidades?

• Onde está a sua paixão?

• Qual é a sua área de especialização?

• Quanto pode gastar, tendo em conta que a maioria das empresas falha?

• Quanto capital precisa para iniciar?

• Está pronto para ser um empreendedor?

Seja brutalmente honesto com as suas respostas, só assim vai ter sucesso.

2 – Pense numa ideia de negócio

Já tem uma ideia clara do tipo de negócio que quer desenvolver? Excelente!

Contudo, se ainda não tem uma ideia do que é que quer fazer, nada melhor que falar com amigos e conhecidos e tentar ter uma “ideia luminosa”.

A par disso, pode também fazer uma pesquisa online sobre os melhores tipos de negócio tendo em conta as suas verdadeiras necessidades.

3 – Faça uma pesquisa de mercado

Há alguma empresa a fazer a mesma coisa que quer implementar? Se a resposta é negativa, há uma boa razão para isso?

Comece a pesquisar quem são os seus potenciais concorrentes ou parceiros. A verdade é que nenhuma empresa sobrevive muito tempo sem: clientes e parcerias estratégicas.

Assim, quando fizer a sua pesquisa de mercado, está na hora de analisar todas as opções.

4 – Abra o seu próprio negócio

Quando pensar em abrir a sua própria empresa, é importante tratar logo ao início de todos os aspetos legais, pois só desse modo vai estar despreocupado com um grande número de questões.

Neste ponto, dependendo do tipo de negócio, aconselhamos a que depois de escolher o nome da sua empresa (pode utilizar por exemplo um gerador de nomes para ter ideias) faça o registo de marca.

Contudo, antes de proceder para esse registo, vá ao IRN e peça o nome da marca. Só depois de a mesma estar aprovada e criada é que pode proceder ao registo de marca.

5 – Faça um plano de negócios

Embora o plano de negócios seja muitas vezes feito antes de abrir o seu próprio negócio, poderá fazê-lo de uma forma mais estruturada depois de ter a sua empresa aberta.

Um plano de negócios, não é nada mais que uma descrição escrita de como a sua empresa vai evoluir desde o início até o produto final.

Este tipo de plano vai ser um guia para a sua jornada no empreendedorismo. A par disso, se precisar de financiamento, terá de ter efetivamente um plano de negócios bem estruturado.

- Desenvolva o seu produto ou serviço.Depois de todo o trabalho que teve para começar o seu negócio, vai ser incrível ver a sua ideia ganhar vida.

Mas tenha em mente que é preciso algum investimento para criar um produto de qualidade. Se quiser criar uma app e não for engenheiro, vai precisar entrar em contato com uma pessoa que saiba como programar e desenvolver uma app.

Da mesma forma que se precisar produzir um produto em massa, vai precisar ter parcerias com algumas fábricas.

A verdade é que criar um negócio (seja ele de venda de produtos ou serviços) não é propriamente a tarefa mais simples do mundo. Muitas vezes poderá sentir dúvidas sobre o passo que deu na sua vida.

Mas, se se empenhar e se colocar toda a sua paixão no seu negócio, temos a certeza que irá ter sucesso.

Saiba mais ael="nofollow" href="https://www.youtube.com/watch?v=za574UJn4kA">qui.