>
Madeira Patrocinado

Lave as mãos para evitar infecções!

A Seta Verde Higiene, Lda recomenda a lavagem frequente das mãos de modo a controlar a propagação de doenças infecciosas

None Ver Galeria

Porquê?

A flora comensal é um conjunto de microrganismos, invisíveis a olho nu, que existem na nossa pele e mucosas que são necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, as nossas mãos são muitas vezes veículo transmissor de microrganismos patogénicos que provocam doenças com a gripe, a constipação, as intoxicações alimentares, conjuntivites e a Hepatite A. Desta maneira, não é exagero afirmar que a lavagem frequente e adequada das mãos salva vidas. A higiene das mãos (ou falta dela) das crianças é um factor de preocupação para todos os pais, visto que elas não compreendem o risco a que se sujeitam, assim como a todos os membros do agregado familiar. Desta maneira é importante incutir hábitos de lavagem frequente das mãos, explicando, sempre que possível, as consequências de não lavar as mãos com frequência.

Quando?

Qual é a parte do corpo que mais se utiliza no nosso dia-a-dia? O que fazemos quando se está a tossir ou a espirrar? Quando se está a descer uma escada pública, como é que nos apoiamos no corrimão? As nossas mãos estão constantemente a ser utilizadas o que as torna veículos de contaminação, e esta acontece quando simplesmente tocamos no cabelo, nariz e boca, em objectos contaminados, como manípulos, maçanetas de portas e telefones e quando entramos em contacto com animais ou outras pessoas.

Deste modo, devemos lavar as mãos:

- Antes, durante e depois de preparar alimentos, especialmente alimentos crus como saladas e sushi;

- Antes das refeições;

- Depois de mexer no lixo;

- Depois de usar a casa de banho;

- Depois de trocar a fralda de um bebé ou de uma pessoa acamada;

- Depois de espirrar ou tossir;

- Antes e depois de tratar uma ferida;

- Depois do contacto com animais;

- Sempre que se apresentem sujas.

Como?

A lavagem correcta das mãos deve ter uma duração de pelo menos 40 segundos, podendo ser utilizado um sabão normal, um antimicrobiano ou também optar pelo álcool-gel. Os sabonetes em barra são menos higiénicos que os sabonetes líquidos, estando desaconselhados para esta finalidade.

O sabão normal elimina os microrganismos por arrasto quando é feito o enxaguamento, diminuindo assim a carga microbiana para níveis seguros. Por outro lado, os sabões antimicrobianos matam os microrganismos presentes. A utilização de antimicrobianos nos sabões causa alguma controvérsia, devido ao risco do aparecimento de estirpes multirresistentes devido ao seu uso indiscriminado. Assim, podemos reservar o uso destes produtos para situações em que o risco é maior, como por exemplo em ambientes hospitalares, confecção de refeições, quando estamos doentes ou contactamos com alguém doente e sempre que o sistema imunitário esteja comprometido.

O álcool-gel é um excelente desinfectante, no entanto não tem a capacidade de remover a sujidade presente na pele, pelo que só deve ser utilizado quando as mãos estão limpas, mas estiveram em contacto com algo potencialmente contaminado. Este também pode ser utilizado para desinfectar o wc antes e depois de o utilizar.

A Seta Verde Higiene, Lda. dispõe de uma gama de produtos adequados à lavagem e desinfecção das mãos.

Pela sua saúde, lave as mãos frequentemente!

Contacte-nos para conhecer os nossos produtos e serviços e como poderão contribuir para melhorar o desempenho ambiental da sua empresa e desta forma, conseguir poupanças assinaláveis.

Telefone: 291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte https://www.exterminio.pt/pdfs/setaverde.pdf para conhecer os nossos produtos e serviços.

Biosoluções® – amigo do ambiente!

Fechar Menu