Mandou a lei do mais forte

A Supertaça Cândido de Oliveira, igualmente conhecida como Supertaça de Portugal, é um troféu que se disputa desde do ano de 1979, e que todos os anos é disputado entre o campeão nacional de futebol, e vencedor da Primeira Liga, e o vencedor da Taça de Portugal, cuja organização pertence à Federação Portuguesa de Futebol, prova que tem a designação oficial de Supertaça Cândido de Oliveira, em homenagem, aquele que foi jogador do Casa Pia Atlético Clube e do SL Benfica, e que foi o primeiro capitão da Selecção Nacional, no primeiro jogo internacional de Portugal no dia 18/12/1921, em Madrid frente à Espanha, numa derrota por 1-3, tendo sido igualmente treinador de futebol e grande jornalista desportivo português.

A 1.ª edição desta prova realizou-se no ano de 1979, e teve como primeiro vencedor o Boavista Futebol Clube, que venceu o FC Porto por 2-1, em pleno Estádio das Antas.

Hoje realizou-se a edição número 40, tendo sido disputada no Estádio Municipal de Aveiro, entre o campeão nacional da I Liga na época de 2017/18 O FC Porto e o vencedor da Taça de Portugal, o Clube Desportivo das Aves..

Com a arbitragem de Luís Godinho da Associação de Futebol de Évora, auxiliado por Ricardo Santos e Pedro Ribeiro, tendo sido o 4.º árbitro Hélder Malheiro, o FC Porto não teve qualquer dificuldade em bater os comandados de José Mota, por um esclarecedor resultado de 3-1, e com esta vitória, somar o seu 21.º troféu em 30 presenças. Como tal sendo o clube com o maior número de troféus alcançados, seguido pelo Sporting CP com 8 troféus; SL Benfica 7 troféus; Boavista FC com 3 troféus e finalmente o Vitória Sport Clube com \1 troféu. Estiveram presentes no historial desta prova como finalistas vencidos, o Sporting C. Braga, por 3 vezes; Vitória de Setúbal: por 2 vezes e por uma vez, o CF “Os Belenenses”; Estrela da Amadora; Beira-Mar; Leixões; União de Leiria; Paços de Ferreira; Académica de Coimbra; Rio Ave e finalmente hoje o CD Aves.

Jogo sem casos a registar e disputado por duas grandes equipas, onde mandou a lei do mais forte, que foi o FC Porto, com um claro resultado de 3-1, contudo não se pode deixar de dar os parabéns á equipa vencida o Clube Desportivo das Aves, que foi um digno vencido.