Artigos

O outro Funchal

Há muito mais para fazer? Sim. Faz-se tudo bem? Não. Mas trabalha-se com compromisso, com vontade e motivação

Em quatro anos reduziu-se a dívida em cerca de 50 Milhões de Euros, metade do valor de 2013, alcançando o passivo mais baixo dos últimos 17 anos, e reduziu-se o prazo médio de pagamento a fornecedores de 308 para 87 dias. Estão em andamento procedimentos concursais para a contratação de mais de 200 novos colaboradores, incluindo integração de precários e 30 novos bombeiros. Baixou-se o IMI para a taxa mínima, devolveu-se 5 Milhões de Euros de IRS às famílias, aplicou-se todas as taxas de IMI Familiar para apoio às famílias com filhos.

Aprovou-se um novo PDM ao final de 21 anos, tendo como prioridade a reabilitação urbana, a sustentabilidade e a prevenção de riscos. Superou-se o desafio da década tendo sido o primeiro município da Região a criar uma Área de reabilitação Urbana em 2014, com benefícios fiscais que já potenciaram o investimento de 25 Milhões de Euros no centro da cidade. Colocou-se a melhoria da qualidade de vida das Zonas Altas como uma prioridade política da autarquia, nos acessos e mobilidade das famílias, e a rede de águas e saneamento básico, somando cerca de 5 Milhões de Euros de investimento.

O Funchal é agora uma Cidade Educadora, passando a disponibilizar manuais escolares gratuitos no 1º e 2º ciclo, e no próximo ano também o 3º ciclo do ensino obrigatório. Somam-se apoios a quase 7.000 alunos e 300 Mil Euros de investimento. O Funchal vai ter bolsas de apoio para universitários. O Funchal foi o primeiro município da Madeira a ter um Orçamento Participativo, disponibilizando 800 Mil Euros até à data para a escolha dos cidadãos, e batendo recordes de participação nacional. Desenvolveu-se um Plano Municipal para a Igualdade.

Surgiu nova Habitação Social no concelho, um investimento programado de 5 Milhões de Euros, totalmente saído do orçamento municipal, sem qualquer ajuda do Governo ou de fundos comunitários. São 66 novos fogos habitacionais, que vão melhorar a qualidade de vida de cerca de 300 pessoas. O Amianto será erradicado de todos os bairros municipais.

O Funchal foi a primeira cidade da Região a ter uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, e a ter um Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, e integramos o Pacto de Autarcas que tem como objetivo reduzir em 20% as emissões de CO2 na cidade. Somos dos municípios mais ativos nas políticas de educação ambiental, tendo investido 900 Mil Euros em 18 modernos ecopontos subterrâneos que vão permitir uma melhoria substancial nas taxas de reciclagem do concelho.

Desenvolveu-se um Programa de Revitalização do Comércio do Funchal, uma Estratégia de Turismo Municipal, e a requalificação dos Mercados Municipais. Criámos os instrumentos necessários para proteção das lojas históricas, reduzimos taxas municipais e promovemos parcerias com os comerciantes e representantes do sector para um trabalho contínuo de promoção do comércio tradicional e formação dos seus colaboradores.

A Cultura ganhou uma nova vida, com o renascimento do Teatro Municipal Baltazar Dias, a melhoria substancial da qualidade da Feira do Livro, na parceria com o Teatro Nacional D. Maria II, e a aposta em novos formatos e eventos culturais.

Inaugurou-se a Loja do Munícipe, centralizando o atendimento aos cidadãos no mesmo espaço, com melhor qualidade e melhor conforto.

Há muito mais para fazer? Sim. Faz-se tudo bem? Não.

Mas trabalha-se com compromisso, com vontade e motivação para melhorar a qualidade de vidas dos funchalenses, e tendo sempre em mente que apenas estamos aqui pelas pessoas.