País

Sociedade para Desenvolvimento diz que ilhas são local certo para “projectos inovadores”

Foto Açoriano Oriental
Foto Açoriano Oriental

O presidente do conselho de administração da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), Vítor Fraga, afirmou hoje que as regiões insulares, “pelas suas características”, são “locais de excelência para desenvolver projetos inovadores”.

Em nota enviada pelo seu gabinete, dando conta de uma intervenção num fórum nas Canárias, Vítor Fraga sublinhou a importância de uma “atitude colaborativa” entre as regiões da Macaronésia - Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde - “na abordagem e procura de respostas para os desafios” presentes.

“As verdadeiras cidades inteligentes utilizam a tecnologia como instrumento, ou seja, é um meio e não um fim, para encontrar soluções eficientes para os desafios com que os territórios se deparam, focando-se na resposta adequada aos problemas e anseios das pessoas”, sublinhou o responsável açoriano.

Para o líder da SDEA, é necessário os decisores políticos e económicos “tirarem partido da transformação digital em curso e da indústria 4.0”, competindo-lhes “promover o desenvolvimento de ecossistemas favoráveis ao fomento na inovação e do empreendedorismo”.

Vítor Fraga participa por estes dias no “II Tech Fórum: cidades e destinos inteligentes”, a convite da PROEXCA - Agência de Desenvolvimento Económico das Canárias.