País

Sociedade Portuguesa de Cardiologia apela para moderação do consumo de álcool nas férias

None

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia destaca “moderação” como a palavra de ordem desta época de férias, alertando para o facto de o consumo abusivo de álcool contribuir para milhões de mortes no mundo.

Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) alerta que as doenças cardiovasculares, as doenças do aparelho digestivo e órgãos anexos, particularmente, a doença hepática crónica e as neoplasias, as perturbações neuropsiquiátricas e os acidentes de viação, estão todos associados a um consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Segundo o presidente da SPC, João Morais, “o verão é um bom período para iniciar práticas de exercício, comer melhor e até para deixar de fumar”.

A época de verão, acrescenta, é também “uma ótima altura para relembrar que o consumo de álcool, em excesso, está associado a graves doenças cardíacas, as quais podem levar à morte prematura”, aconselhando por isso a moderação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo abusivo de álcool provoca 3,3 milhões de mortes no mundo, o que representa 5.9% da mortalidade mundial; está associado a mais de 200 doenças; aproximadamente 25% da mortalidade mundial, está associada ao consumo de álcool, nos indivíduos entre os 20 e os 39 anos e existe uma relação entre o consumo excessivo de álcool e a doença mental.