Ainda sobre a tragédia do Monte

Ao longo deste tempo, e a partir ou depois de abril de 1974, quando acontece uma tragédia onde morrem pessoas, ou não, e que se tenha de proceder a inquéritos, os resultados não são divulgados nem são atribuídas penas aos culpados. A PASSIVIDADE do povo é tão grande que raramente se manifestam ou quase nunca se exige castigo ou seja lá o que for aos responsáveis. Indemnizar ou metê-los na cadeia para que sirvam de EXEMPLO e para que outros pensem duas vezes ao fazerem seja lá o que for. A isto eu chamo de passividade, fala-se durante uns dias e depois remetem-se ao SILÊNCIO. Ninguém pergunta o porquê, se os familiares foram devidamente indemnizados ou o que aconteceu aos responsáveis pela tragédia, e se o responsável for de cor laranja então é INTOCÁVEL. Desta vez foram 13 vítimas mais uns feridos, valha-nos Nossa Senhora do Monte e a equipa de socorro liderada pelo o Secretário da Saúde que fez um bom trabalho dadas as condições deste dia, pois foram rápidos e eficientes. Pelo menos nisto o Governo da renovação acertou na escolha de um bom Secretário da Saúde que esteve sempre no terreno orientando todo o trabalho. Um bem-haja para o senhor Dr. Pedro Ramos e sua equipa!

Se por acaso a responsabilidade for da Diocese pois que sejam chamados a contas com quem de direito e não apenas com Nossa Senhora do Monte. Sugiro ao responsável da CMF pelo pelouro do Ambiente que observe o exemplo de grandes cidades europeias e aprenda como se tratam as árvores quer sejam carvalhos, plátanos ou qualquer outro tipo de árvore, de médio ou grande porte. Para além disso que estejam todos os técnicos e funcionários da CMF atentos aos jardins públicos e/ou privados aos quais fazem manutenção para que tragédias destas não voltem a acontecer.

Às famílias e amigos enlutados os meus sentidos pêsames, as melhoras a todos os feridos e a esperança que a culpa não morra solteira...

Ao Diário de Notícias e em esta página em especial o meu muito OBRIGADO.