Mundo

Resgatados 60 migrantes em águas do Estreito de Gibraltar

Foram três as jangadas localizadas pelos serviços de salvamento marítimo de Espanha até agora.
Foram três as jangadas localizadas pelos serviços de salvamento marítimo de Espanha até agora.

Os serviços de salvamento marítimo de Espanha resgataram, hoje, 60 migrantes a bordo de três jangadas nas águas do Estreito de Gibraltar, estando ainda à procura de uma quarta embarcação.

Um porta-voz do Salvamento Marítimo informou a agência EFE que recebeu às 4:50 (menos uma hora em Lisboa) uma chamada telefónica de uma ONG, a dar conta que uma jangada tinha saído do cabo Espartel, na costa de Marrocos.

A embarcação “Salvamar Arcturus” saiu do porto para localizar a jangada. A má visibilidade impediu que um helicóptero se juntasse às buscas.

A jangada foi localizada quando já estava amarrada ao costado de um pesqueiro. Foram resgatados 13 imigrantes, nove homens e quatro mulheres.

Pouco depois, uma nova chamada de uma ONG alertou para a presença de outra jangada nas águas do Estreito. Acabaria por ser localizada pelo helicóptero Helimer 220.

A “Salvamar Arcturus” recolheu dez imigrantes - nove homens e uma mulher - 15 milhas a sudoeste de Bolonia (província de Cádis, Andaluzia). Alguns dos migrantes já estavam na água quando foram resgatados.

Os ocupantes das duas jangadas foram transportados para o Porto de Tarifa (Cádis), onde receberam assistência médica.

O Salvamento Marítimo recebeu um terceiro aviso, desta feita de uma embarcação de recreio, que avistou uma jangada a nove milhas a sudoeste de Trafalgar, município de Barbete (Cádis).

A “Salvamar Gadir” acabaria por resgatar 37 migrantes nesta terceira jangada, entre eles uma mulher e um menor.