País

Eis a selecção de frases que marcaram os últimos oito dias

None

“Diz ele [o presidente do PSD] que está mal despedir mais de 3.000 trabalhadores da mesma empresa que está a anunciar negócios milionários? Não. Diz que nenhum governante pode dizer mal da empresa.”

Catarina Martins, coordenadora do BE

14-07-2017

“O tempo desta maioria está cada vez mais a esgotar-se, o tempo desta maioria é um tempo perdido para Portugal.”

Pedro Passos Coelho, presidente do PSD

14-07-2017

“Para Passos Coelho, bem vistas as coisas, o apocalipse está sempre para acontecer, seja lá porque for.”

Pedro Silva Pereira, eurodeputado do PS

Jornal de Notícias, 15-07-2017

“Passos Coelho não consegue ocultar o seu desejo de que o Diabo nos visite.”

Pacheco Pereira, antigo dirigente do PSD

Público, 15-07-2017

“A ‘geringonça’ é como um tuc-tuc: anda devagarinho e tem vocação para viagens curtas.”

Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD

Expresso, 15-07-2017

“É degradante, uma tristeza. O Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito, mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém. Toda a criança tem direito a ter mãe. Mais: penso que uma das grandes culpadas disto é a mãe dele. Aquela senhora não lhe deu educação nenhuma.”

Gentil Martins, cirurgião

Expresso, 15-07-2017

“Para mim há um mistério nisto que é o facto de haver uma empresa que patrocinava a seleção nacional de futebol, a Galp, ter feito uns convites a umas pessoas e elas terem aceitado. Onde é que isto configura um crime parece-me totalmente absurdo. É a minha posição pessoal.”

Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, sobre as viagens pagas pela Galp a membros do governo

TSF, 15-07-2017

“O princípio da separação de poderes é estruturante, mas o Presidente da Assembleia da República prefere ignorá-lo a pretexto de emitir opiniões pessoais.”

Adolfo Mesquita Nunes, dirigente do CDS/PP

15-07-2017

“Que nunca se esqueçam quem são aqueles que interferem, pressionam e ameaçam, e os que respeitam a separação de poderes.”

Carlos Abreu Amorim, deputado do PSD

15-07-2017

“Hoje o nível de confiança dos consumidores está ao nível mais alto de sempre. E essa confiança é um bem fundamental. Mas o facto destes dados serem bons e demonstrarem que o país está melhor, não pode fazer com que percamos a humildade de saber que, mesmo quando o país está melhor, há erros que se cometem e há que ter a humildade de os saber corrigir.”

António Costa, secretário-geral do PS

15-07-2017

“Quem quer ser um governante de primeira linha, quem quer ser um primeiro-ministro sério e respeitado, quem quer ser um estadista, não faz os comentários que fez no parlamento e da forma como fez. É indigno de um primeiro-ministro.”

Assunção Cristas, presidente do CDS/PP

15-07-2017

“É uma péssima imagem. É uma coisa quase terceiro-mundista ter um primeiro-ministro que faz politicamente, publicamente acusações a empresas que, em princípio, criam emprego, trazem investimento ao país e podem gerar riqueza.”

Pedro Passos Coelho

15-07-2017

“Não é patriótico, entre os grandes interesses dos poderosos e os portugueses mais explorados e injustiçados, que a opção seja defender esses grupos económicos, estrangeiros, como se está hoje a verificar na vida, pela PT, seja por outros setores. Isso não é patriotismo. Portanto, o pin [da bandeira portuguesa que Passos Coelho usa] não dá bem com aquilo que defendeu, propôs e concretizou.”

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP

Lusa, 16-07-2017

“Donald Trump ouviu-me. Entendeu o sentido da minha ação, sobretudo o vínculo que existe entre o aquecimento global e o terrorismo. Disse-me que ia tratar de encontrar uma solução nos próximos meses.”

Emmanuel Macron, Presidente francês

16-07-2017

“Os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado.”

André Ventura, candidato do PSD/CDS/PPM à Câmara de Loures

i, 17-07-2017

“Se perder, tudo bem: que nem mais um dia o meu partido fique associado a tão lamentável personagem.”

Francisco Mendes da Silva, conselheiro nacional do CDS/PP

Facebook, 17-07-2017

“Não nos revemos nem em pensamento, nem em discurso de natureza.”

Teresa Leal Coelho, candidata do PSD à Câmara de Lisboa

17-07-2017

“Ao que parece, alguns dos ‘meus’ ainda andam pelos partidos do sistema.”

José Pinto Coelho, líder do PNR

17-07-2017

“[O SIRESP] É um sistema que funciona há onze anos e não foi, com certeza, agora que foram descobertos problemas.”

António Costa, primeiro-ministro

17-07-2017

“Nós somos um grande país. Não sei se têm noção disso. Se não têm, é bom todos os dias olharem-se ao espelho e dizerem: eu sou português, eu sou muito bom. Isso faz muito bem. Bom, não fiquem irritantemente otimistas, isso também é de mais, fiquem realisticamente otimistas. Mas fiquem otimistas, porque merecem, e nós merecemos.”

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

17-07-2017

“O progresso de Portugal é muito impressionante.”

Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económicos

18-07-2017

“Não estamos a falar só de uma questão parlamentar, mas do regime. O doutor António Costa, a deputada Catarina Martins e o deputado Jerónimo de Sousa conluiaram-se, são os responsáveis pelo maior branqueamento do escrutínio político da nossa democracia.”

Luís Montenegro, líder da bancada parlamentar do PSD, sobre o relatório de conclusões da comissão de inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos

18-07-2017

“Dialoguei com o Governo, o ministro das Finanças e o secretário de Estado [adjunto e das Finanças] e mais uma pessoa pelas mais variadas formas, em conversa, por SMS, por mail, por carta. Se há SMS trocados entre mim, o ministro e o secretário de Estado, há. (...) Os SMS estão no meu telemóvel, ninguém os viu a não ser eu e os interlocutores.”

António Domingues, ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos

18-07-2017

“O Governo deixou-o sozinho e fê-lo passar por tolo, quando ‘Vexa’. não é tolo nenhum, é um dos quadros bancários mais qualificados.”

Virgílio Macedo, deputado do PSD

18-07-2017

“É ceder à pressão de alguma esquerda, que está aterrorizada com esta candidatura. Sinto total confiança do meu partido, o PSD, e vou até ao dia 01 de outubro com esta candidatura.”

André Ventura, sobre a retirada do apoio do CDS/PP à sua candidatura a Loures

18-07-2017

“Pedro Passos Coelho tem de dizer ao país se o PSD, do centro-direita, passou a identificar-se com candidatos e candidaturas que se enquadram sem alguma dúvida no campo da extrema-direita onde também cabem Marine Le Pen, Donald Trump e Nigel Farage.”

Fabian Figueiredo, candidato do BE à Câmara de Loures

18-07-2017

“A clarificação que André Ventura fez de uma entrevista que deu clarifica muito bem a posição, quer dele quer do PSD, quanto à matéria. Eu estou tranquilo quanto aquilo que é a nossa posição, uma posição não racista, não xenófoba: nunca foi, não é e, atrevo-me a dizer, nunca será.”

Pedro Passos Coelho