Artigos

Cuidado com os exageros. Eles andam aí

Com o verão em curso e os madeirenses a começarem as férias, a Policia de Segurança Pública (PSP) para além da sua actividade operacional diária, que vai desde a prevenção e combate à criminalidade violenta, às ações de patrulhamento e apoio aos utentes das vias rodoviárias, com particular ênfase para as zonas de veraneio, mais frequentadas da orla marítima, as festas, romarias e eventos de grande dimensão, próprias desta altura do ano, a PSP centra atenções em outras áreas de grande sensibilidade.

São imensas as operações que fundamentalmente ou maioritariamente, visam a prevenção, como: a adoção de comportamentos de risco por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o Porto Santo e para outros locais da Ilha da Madeira em férias, dirigindo as ações de fiscalização para o consumo de substâncias psicotrópicas, incluindo a fiscalização da condução sob o efeito do álcool a esta faixa etária mais “rebelde”, não descurando de igual forma a venda de bebidas alcoólicas a menores.

Apesar de tudo no entanto, um dos instrumentos de maior relevância no policiamento da PSP são as chamadas ações de controlo de velocidade (eles andam aí), projetando durante este período todos os seus equipamentos de controlo (móveis e fixos) para as vias onde o excesso de velocidade representa um risco acrescido de acidentes de viação. Mas a Polícia não fica por aqui, centrando também atenções nas casas, fechadas com os proprietários ausentes.

No âmbito de programas específicos, a Direcção Nacional da PSP dá uma ajuda na prevenção, através da Operação “Verão Seguro”, que reforça a vigilância nas áreas residenciais durante esta época estival, designadamente entre o dia 15 de Junho e o dia 15 de setembro, onde é feito um patrulhamento junto das zonas referidas, relembrado os cidadãos sobre os procedimentos de segurança a adotar para prevenir situações de furto e roubo nas suas residências.

Além disso, há um programa específico para os veraneantes que queiram vigilância às respectivas residências que se chama “Chave Segura” as pessoas podem fazer o pedido de vigilância das residências numa esquadra da PSP ou através do endereço electrónico http:\\www.mai.gov.pt - programa chave segura.

Antes de mais, e como profissional de polícia, com toda a modéstia o digo, estes Programas Especiais de Policiamento desenvolvidos pela PSP encontram-se em “alta”, como se pode verificar através do interesse que os Órgãos de Comunicação Social têm e o eco das diversas atividades que vão sendo divulgadas nas Redes Sociais, veio reanimar verdadeiramente a maneira como olhamos para o papel da PSP presentemente.

É neste sentido que se pretende desenvolver estes programas, onde se constituam novas parcerias entre as pessoas e a polícia, fundamentando-se na ideia de que a PSP e a sociedade madeirense têm que trabalhar em conjunto para identificar e definir as prioridades e encontrar soluções para os problemas da atualidade.

Por minha convicção, o quotidiano de muitos dos nossos jovens, os menos jovens, os adultos, os condutores, os pais, o que acontece é precisamente o contrário do correto, em que muitos persistem em ter comportamentos de risco. Os problemas podem surgir, em diferentes formas: consomem álcool e drogas, fazem o uso de telemóvel durante a condução, não fazem o uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças quando conduzem, não respeitam a lei do ruído e não têm normalmente boas práticas na Internet, especialmente no uso das redes sociais, indicando e partilhando que vão de férias e vão se ausentar (o amigo do alheio agradece).

Partindo desta ideia, por favor arranje-se maneira de uma vez por todas, as pessoas de cá, as de lá, as “indígenas”, começarem a interiorizar no sentido de evitarem práticas potencialmente perigosas de diversa natureza, ou seja, que haja um esforço conjunto para melhorar a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos da Ilha da Madeira e a PSP neste sentido, deixa de ser a única Guardiã da Lei e da Ordem.