Artigos

Virados para um Funchal de futuro

É fácil fazer promessas, mas é muito difícil cumpri-las. Nós cumprimos e é esse o nosso legado

Estando a completar-se quatros anos na presidência da Câmara Municipal do Funchal, e porque sou grato, tenho de agradecer todo o carinho e o apoio que me deram e que tem sido, afinal, um pilar ao longo de todo este trajeto. Não o esqueço e sinto cada momento. Esta é uma caminhada que fizemos sempre juntos, lado a lado, com todos e para todos. Este é e será sempre um projeto das Pessoas e Pelas Pessoas.

Em 2013, poucos acreditavam, mas muitos tinham esperança. E, tantas vezes, ter esperança é tudo o que basta. O que conseguimos até hoje, este caminho que já percorremos, foi uma viagem histórica e extraordinária, que mudou a forma de fazer política na nossa terra. Que provou que era possível fazer mais e fazer diferente. Que provou que era possível fazer melhor. Hoje, basta-me lembrar que não acabámos o nosso trabalho. Lembrar que se hoje temos confiança é porque a conquistámos a pulso.

Nunca é demais lembrar que as pessoas estão fartas da pequena política, dos políticos que descredibilizam as instituições públicas e desmotivam os cidadãos. É fácil fazer promessas, mas é muito difícil cumpri-las. Nós cumprimos e é esse o nosso legado. Sem desculpas, com humildade e muita capacidade de trabalho. Porque este é um projeto do brio, da palavra e do compromisso.

Nós cumprimos. O Funchal tem hoje a dívida mais baixa em 15 anos. Reduzimos a dívida em quase metade, à custa de muito esforço e de muito rigor e sem esquecermos o essencial, que eram os apoios sociais e a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Com menos, fizemos mais. Credibilizámos o Funchal e recuperámos o lugar que lhe era devido. Hoje, controlamos o nosso destino. Em 2013, poucos acreditavam que seria possível baixar o IMI para a taxa mínima de 0,3 e aliviar as nossas famílias. Mas nós prometemos e cumprimos.

Neste mandato, também iniciámos o que considero ser o desafio da década para o Funchal: a Reabilitação Urbana. É um trabalho pioneiro na Região, graças ao qual criámos uma Área de Reabilitação Urbana nos nossos núcleos históricos que, em 2 anos, permitiu desenvolver mais de 60 projetos de reabilitação de edifícios que estavam degradados ou ao abandono. Muitos mais estão por vir, devidamente suportados pelo Balcão do Investidor, pelo Gabinete da Cidade e pela revisão do novo Plano Diretor Municipal. Prometemos e cumprimos.

Reabrimos o Complexo Balnear do Lido, um espaço de referência desta cidade, fechado durante tempo demais, e criámos a Loja do Munícipe, onde começou uma nova era no relacionamento entre a Câmara Municipal e os funchalenses. Prometemos e cumprimos.

Tenho muito orgulho no que já alcançámos, mas queremos fazer mais. Hoje o Funchal respira saúde, carácter e mérito. Temos ideias claras, objetivos concretos e estratégias para concretizar. Connosco, foi sempre assim. Pelas Ideias, Pelas Propostas, pelo Futuro. Foi sempre pela vontade de construir e pelo conteúdo do que queremos fazer, pela vontade de fazer mais e melhor, e de passar das palavras aos atos. A cidade é demasiado importante para criticarmos sem propor nada em troca.

Tenho três grandes desígnios estruturais para o Funchal: a Reabilitação Urbana, a Requalificação da nossa Habitação Social e a Afirmação definitiva da Qualidade de Vida nas Zonas Altas do Funchal, todas elas interligadas. É sobre eles que trabalhamos de olhos e de coração postos no futuro. Fizemos muito, mas muito há por fazer.

Quanto à Idade das Trevas, fica para outros. Recusamos regressar ao passado e continuaremos no presente a trabalhar por um futuro melhor para todos.