Turismo

Governo e Turismo de Portugal avançam com Centro de Inovação do Turismo

O Governo e o Turismo de Portugal apresentaram ontem o Centro de Inovação do Turismo, tido como o projeto-âncora do Programa do Turismo 4.0, e que funcionará segundo o modelo de uma 'startup' (empresa com grande potencial de crescimento).

Em comunicado, o Turismo de Portugal explicou que o objetivo do centro é "potenciar Portugal como 'hub' [centro] global de inovação e desenvolvimento digital do Turismo" e que irá funcionar como uma 'startup', "com um modelo flexível em permanente colaboração com os 'stakeholders' [partes envolvidas]".

O centro irá "promover serviços de aceleração e incubação de 'startups' em articulação com a rede de incubadoras, bem como a identificação das tendências internacionais de inovação no turismo, apoiando a promoção internacional da inovação feita em Portugal".

"Esta estrutura visa, assim, fomentar o empreendedorismo enquanto veículo de inovação e criação de novas empresas, transferir conhecimento para as empresas, antecipar e desenvolver respostas para as mudanças do futuro no turismo formando e capacitando empresas e recursos humanos para a área da inovação", lê-se na apresentação do projeto, que também permitirá criar "mecanismos de disseminação de boas práticas de inovação para os destinos regionais e locais".

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, quer, através do centro, "um contágio permanente entre a indústria tradicional - não só a indústria de turismo, mas também as tecnologias, o transporte aéreo, as indústrias de fornecimento de bens e serviços turísticos -, e a inovação, com as 'startups'".

"E que, ao mesmo tempo, as 'startups' tenham a capacidade de colocar no mercado os seus produtos", referiu a governante, citada em comunicado.

O programa Turismo 4.0 é uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, defendeu que a "digitalização do setor é essencial ao seu crescimento e a implementação do Centro de Inovação do Turismo é o próximo passo lógico a dar".