5 Sentidos

Maestro alemão dirige sábado concerto da Orquestra com saxofonista premiado

Elvis Sousa. Ver Galeria
Elvis Sousa.

O maestro alemão Ernst Schelle dirige, no próximo sábado, pelas 18h00, no Teatro Baltazar Dias, um concerto do jovem premiado saxofonista Elvis Sousa com a Orquestra Clássica da Madeira. Trata-se da primeira audição mundial do Concerto para Saxofone Alto e Orquestra de Anne Victorino d`Almeida.

Uma nota de imprensa divulgada esta manhã pela ANSA/Orquestra Clássica adianta que este é o quarto concerto do ciclo dos jovens solistas. Os bilhetes, que custam entre 5 e 20 euros, estão à venda na bilheteira do teatro.

Elvis Sousa é descrito como um “músico com uma personalidade musical marcante e técnica exuberante”, que “teve a sua formação inicial no Conservatório Escola das Artes da Madeira na classe do Professor Duarte Basílio” e conta já com “um percurso reconhecido e premiado”.

Com este ‘Ciclo Jovens Músicos’, a Orquestra Clássica da Madeira pretende reconhecer a qualidade do ensino artístico na Madeira e o mérito das novas gerações, apostando também nas novas criações, possibilitando ao público regional a audição em estreia mundial de obras de compositores de destaque do nosso tempo.

Já o maestro convidado, Ernst Schelle, é um músico de origem berlinense, nascido em Potsdam em 1948. Recebeu uma formação completa como violinista e como maestro. Aos 15 anos dirigiu o seu primeiro concerto em Lausanne. Da sua longa e diversificada carreira musical destaca-se a sua actividade como maestro, a qual teve início em 1968 com as Orquestras Suíças. Em 1978 é laureado pelo Concurso Internacional de Jovens Maestros de Besançon. Nomeado regente principal da Orquestra de Besançon a partir de 1979, cargo que ocupou até 1984, é convidado, em 1980, pelo Ministério da Cultura Alemão e Egípcio, a dirigir as temporadas musicais da Orquestra Sinfónica do Cairo. As suas tournées internacionais com diferentes orquestras levaram-no por várias vezes aos Estados Unidos, assim como às principais capitais da Europa. Foi director musical da Academia Internacional de Portarlier (França) de 1985 a 1992. De 1990 a 1994 foi o maestro principal da Orquestra de Poitou-Charentes. Em 1994 fundou a Associação AIDIMOS (Academia Internacional de Interpretação Musical para Orquestra Sinfónica) em Saintes, França, a qual reúne todos os anos mais de uma centena de músicos de toda Europa, sendo o seu diretor artístico. É, desde 1999, Maestro e Director Artístico convidado da Orquestra APROARTE (Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes). É frequentemente convidado a dirigir orquestras em toda a Europa. A crítica tem-se manifestado da forma mais elogiosa acerca da versatilidade e correcção das suas actuações, de Mozart a Stravisnski. Dirigiu vários concertos no Festival de inverno de Sarajevo e realizou uma gravação para CD com a Orquestra Filarmónica desta cidade. Paralelamente à sua actividade de maestro tem desenvolvido uma intensa atividade pedagógica e realizados diversos cursos de direcção de orquestra. Maestro apaixonado pela diversidade de géneros musicais, Ernst Schelle é um pedagogo reconhecido no plano internacional pelos seus trabalhos no domínio da Arte Orquestral.