5 Sentidos

Filme “Quem se Importa” chega a Santana

None

A Fundação do Gil continua em “tournée” com o filme de empreendedorismo social “Quem se importa?” um filme recomendado pela UNESCO que chega agora a Santana no próximo dia 18 de Maio.

As sessões serão às 10h30 no Auditório da Escola Básica 2º e 3º Ciclos de São Jorge e a outra pelas 18h45 na Casa da Cultura de Santana.

O valor do bilhete é de 3 euros. A bilheteira reverte na sua totalidade para a Fundação do Gil – Madeira.

A Fundação do Gil tem divulgado esta iniciativa de cidadania por excelência solicitando a todos “para estarem ao nosso lado neste evento”.

Apesar do filme ser aberto ao grande público a Fundação do Gil tem vindo a oferecer bilhetes para as duas sessões aos alunos e a pessoas inscritas no Instituto de Emprego da Madeira pelo que tem vindo a contactar não só empresas como cidadãos comuns solicitando a possibilidade de oferecerem alguns bilhetes, mediante recibo de mecenato, em pacotes de 5, 10, 20... já que o preço é praticamente simbólico, que como se sabe tem benefícios fiscais na hora do IRS ou IRC. “Todas as ajudas são bem vindas, e deixamos o apelo!!”

A qualquer uma das sessões é promovido um debate.

Estas sessões são o ponto de partida para a dinamização de futuros projectos de Inovação e Empreendedorismo Social a desenvolver inspirados pelo filme. Por ser uma poderosa ferramenta de trabalho quando acompanhado por um Guia Didáctico existente este filme é já a inspiração de um projecto dirigido a todas as escolas secundárias da região a ser desenvolvido no momento com o apoio da Secretaria Regional da Educação e também de outro em articulação com a Secretaria Regional de Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Emprego da Madeira.

Depois das exibições públicas no Funchal e na Ponta do Sol, é agora a vez do Porto Santo, já que pretendemos levar este filme a outros pontos da ilha de forma a difundir a mensagem pelas regiões mais afastadas do Funchal pelo que temos já alinhavadas sessões para Machico, Santana, São Vicente-Porto Moniz com data ainda por agendar.

Este filme/documentário, divulgado recentemente no âmbito de um programa de Inovação Social pela Fundação EDP intitulado “IMPORTAS-TE?” , revela-nos alguns dos melhores exemplos mundiais na área do empreendedorismo social e abre um amplo debate sobre sustentabilidade, ética, cidadania, educação, afecto, cuidado e os potenciais de todos e de cada um para promover mudanças locais e globais.