Turismo

Novo hotel abre na Baixa do Porto com operador espanhol e 74 quartos

Um novo hotel de quatro estrelas com 74 quartos vai abrir este ano na Baixa do Porto, junto à Avenida dos Aliados, e recebeu hoje atribuição da utilidade turística prévia por despacho do Diário da República.

No sumário do despacho publicado hoje em Diário da República pode ler-se que foi atribuída "utilidade turística a título prévio ao Hotel Exe dos Congregados de que é requerente a sociedade Congregados".

Na página da Internet da sociedade imobiliária Congregados pode ler-se que construção do "hotel de quatro estrelas" vai nascer "numa das zonas de maior valorização da cidade", com "74 quartos", e a futura unidade hoteleira "será arrendada a um operador internacional".

Em declarações à Lusa, fonte da sociedade imobiliária Congregados, acrescentou que o hotel está a ser construído a poucos metros da Avenida dos Aliados e vai ser batizado de "Hotel Bonjardim".

A obra deverá terminar ao longo deste ano de 2017 e o operador internacional que vai ficar responsável é o grupo internacional espanhol Hotusa, que se dedica às áreas do turismo e hotelaria.

No despacho do Diário da República, a atribuição da utilidade turística prévia ao empreendimento fica dependente do cumprimento de condicionamentos, tais como o "empreendimento não pode ser desclassificado", nem "abrir ao público antes do termo do prazo de validade desta utilidade turística prévia", assim como a confirmação da utilidade turística deve ser requerida no prazo de seis meses, contado da data da abertura ao público do empreendimento.

Em novembro de 2015, dados apurados pela Lusa junto da Câmara do Porto e da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), referiam que a cidade Porto tinha na calha 30 pedidos de licenciamento para novos hotéis.

Na lista da SRU a que a Lusa teve então acesso, estavam enumerados com alvará de construção cinco projetos, um na Rua dos Canastreiros/Rua Cimo do Muro, outro no Largo de São Domingos, um na Rua Fonte Taurina e dois na Rua Infante D. Henrique. Todos a edificar na zona da Ribeira, Património Mundial.

Estavam também em fase de projeto mais dez hotéis, todos com o pedido feito entre 2014 e 2015, referia a SRU.

Em abril de 2014, o centro da cidade do Porto contava com 162 unidades, entre hotéis e hostels e, nessa altura, estavam 24 processos "em fase de licenciamento" e 17 "em fase de obras" relativos a todo o concelho.