Desporto

São Vicente Cup é “um torneio perfeitamente consolidado”

None

“Uma aposta que vale a pena”, um torneio extremamente importante para o concelho e para a Madeira” e “perfeitamente consolidado” foram três das muitas expressões usadas para definir o torneio de futebol infantil São Vicente Cup, que foi hoje de manhã oficialmente apresentado na Câmara Municipal de São Vicente.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês, recordou o percurso deste evento, que “cresceu rapidamente” e cuja “importância vai além do desenvolvimento desportivo”, não podendo ser esquecidos os papéis a nível social, económico e cultural. “Tudo isto faz com que esta aposta e este investimento da Câmara Municipal de São Vicente valha a pena, inscrevendo o nome deste concelho no panorama desportivo regional, nacional e internacional”, referiu.

Este mesmo relevo foi focado pelo presidente da Associação de Futebol da Madeira, Rui Marote, que teceu rasgados elogios ao presidente da autarquia local pelo “desempenho que tem tido, ao longo do seu mandato, na área desportiva”, apoiando e fomentando eventos desportivos.

Rui Marote elogiou ainda a escolha do padrinho desta 6ª edição (o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença) e disse também que este é “um torneio perfeitamente consolidado”, desejando que os dias do torneio sejam “de fair-play e respeito para todos os que estão a participar”, incluindo pais e restantes familiares que acompanhem os jovens atletas.

O director regional do Desporto, David Gomes, seguiu a mesma linha de pensamento, descrevendo o São Vicente Cup como “um grande momento de exaltação desportiva que acontece no concelho”, mas também como um grande incentivo para o tecido empresarial local, com a vinda de muitos visitantes locais e turistas.

Numa vertente mais desportiva, o coordenador técnico desta edição, Sérgio Serrão, manifestou “o agrado” por assumir este cargo sendo natural desta terra e recordou que, ‘em jogo’, de 12 a 15 de Abril, estarão em campo cerca de 700 atletas, de 26 clubes diferentes, 8 dos quais de fora da Madeira.

No final seguiu-se uma mensagem vídeo do padrinho Pedro Proença, que frisou ter a certeza do sucesso desta 6ª edição que será “vivido com muita intensidade”.

Ficou a saber-se, ainda, que a Dobsware, uma startup incubada na Startup Madeira, com experiência na área dos jogos (premiados a nível nacional pela Sony e pela Microsoft) e aplicativos móveis, é a responsável pela criação da aplicação móvel do São Vicente Cup, uma novidade no âmbito dos torneios infantis. “Neste momento temos um produto que pode ser utilizado em vários torneios e esta vai ser a estreia no São Vicente Cup”, explicou David Olim, da Dobsware.

Este aplicativo móvel dirá tudo o que está a acontecer no torneio, desde tabelas classificativas, classificação geral, eliminatórias, fase de grupos, melhor marcador, quais os regulamentos, história do torneio e biografia do padrinho. “Como este torneio tem uma componente turística muito interessante, haverá também um catálogo de pontos georreferenciados que fazem com que, à distância de um clique, possam ir para um determinado ponto”, explicou, referindo-se a pontos turísticos do concelho e contactos úteis.

Por enquanto, a aplicação será apenas em português, mas, como é altamente intuitiva e com recurso a imagens, será facilmente utilizada por utilizadores de fora. A apresentação oficial da aplicação será feita a 9 de Abril.