Madeira

Estado já ‘encomendou’ estudo sobre utilização de meios aéreos em fogos na Madeira

None

A revelação é do presidente do Governo regional e foi feita, há pouco, numa visita à exposição que assinala o Dia Internacional da Protecção Civil, que está a acontecer na Praça do Povo, no Funchal. O Estado, através do secretário de Estado da Administração Interna, deu despacho favorável ao pedido do Governo de Miguel Albuquerque, para que a Protecção Civil nacional realize um estudo sobre a utilização de meios aéreos em combate a fogos florestais na Madeira.

O pedido do Governo madeirense foi feito em Agosto, mas a notificação da decisão do governante da República só chegou no dia 28 de Fevereiro, a passada terça-feira.

No espaço, entre as fozes das ribeiras de João Gomes e de Santa Luzia e o cais da cidade, está uma exposição promovida pelo Serviço Regional de Protecção Civil, que engloba os vários agentes do sector, a saber: Bombeiros, Comando Operacional da Madeira, Autoridade Marítima, PSP, GNR, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Cruz Vermelha e SANAS.

Durante a visita de Albuquerque, que teve a companhia de Rubina Leal, que é quem no Governo tutela a Protecção Civil, as várias entidades realizaram demonstrações da sua actividade. Algo que, de resto, acontece ao longo de todo o dia, destinado à população em geral, mas, em especial, às crianças das escolas.

No final, Miguel Albuquerque disse ter sido ali demonstrada a importância da actuação conjunta e coordenada das várias entidades que têm responsabilidades ao nível da protecção civil.