Pesca na Madeira pode superar os Açores no futuro

Quem o diz com números é o director regional de Pescas, Luís Ferreira

A Aquacultura apresenta-se como a solução para a falta de peixe em ambiente selvagem. foto shutterstock
A Aquacultura apresenta-se como a solução para a falta de peixe em ambiente selvagem. foto shutterstock

O sector das pescas na Madeira teve um ano muito melhor do que os Açores, mas só em termos de quantidades descarregadas. No que toca ao valor do pescado em 2016, ficou muito atrás, menos cerca de 10 milhões de euros. Ora, essa estatística não inclui a Aquacultura, forte aposta da Região Autónoma da Madeira há alguns anos e com vários projectos para multiplicar por 9 ou 10 a produção de peixe, mas que nos Açores só agora, em 2017, dá os primeiros passos com a instalação de um projecto na ilha Graciosa, mas para produção de uma microalga utilizada na indústria alimentar.

Outros três projectos (de um total de oito) estão em análise para as ilhas Terceira, Faial e São Miguel, candidatos a serem financiados pelo Regime de Apoio à Inovação em Aquicultura, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP). Na Madeira, a produção actual não ultrapassa as 500 toneladas de peixe anual, mas o objectivo/perspectiva é atingir, em 2020, as 5.000 toneladas.

Nos números recentes noticiados pelo DIÁRIO, onde se destaca que a Madeira facturou menos 10 milhões de euros do que os Açores, apesar de em quantidade (toneladas) ter superado os Açores, o director regional de Pescas, Luís Ferreira lembra que esse é um facto justificado pelo tipo de peixe capturado por cada frota pequeira. No entanto, lembra, que os Açores “facturam mais, mas a Madeira perdeu menos dinheiro”, uma vez que em 2016 perderam 2,144 milhões de euros em relação ao ano anterior, mas a Madeira apenas perdeu cerca de 200 mil euros. “Mantivemos mais ou menos à volta de 15 milhões de euros de facturação, enquanto os Açores passaram de 28 para 25 milhões de euros”, calculou.‘

‘Peixe fino’ faz a diferença