Desporto

Oeste bate Este no ‘All Star Game’ da NBA, com 52 pontos de Anthony Davis

Foto EPA/BOB DONNAN/USA TODAY SPORTS
Foto EPA/BOB DONNAN/USA TODAY SPORTS

Um recorde de 52 pontos do anfitrião Anthony Davis empurrou domingo o Oeste para o triunfo por 192-182 sobre o Este no All Star Game da Liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA).

Em New Orleans, num festival de ‘afundanços’ para a qual a defesa não foi ‘convidada’, Davis, sempre muito solicitado, acertou 26 de 39 ‘tiros’ de campo, superando o ‘velhinho’ recorde de 42 pontos de Wilt Chamberlain, em 1962, e tornando-se o primeiro MVP caseiro desde Kobe Bryant, em 2011.

“Foi fantástico. Era o que queria fazer, conseguir o MVP para este público, para esta cidade. Este título significa muito para mim”, afirmou Anthony Davis, prometendo novo recorde: “Agora vou tentar chegar aos 100 pontos”.

Davis sucedeu como melhor jogador do jogo anual que reúne as maiores ‘estrelas’ da NBA a Russell Westbrook, que foi outra das grandes figuras e ameaçou um terceiro MVP consecutivo, ao conseguir 41 pontos, em apenas 20 minutos.

A formação do Oeste, que venceu pela terceira vez consecutiva e sexta nos últimos sete anos, contou ainda com um ‘triplo duplo’ de Kevin Durant (21 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências) e 21 pontos de Stephen Curry.

A química também foi a melhor nos anfitriões, comandados por Steve Kerr, inclusive com Westbrook a combinar com Durant, o que se temia não fosse acontecer, depois do ‘divórcio’ provocado pela saída de Durant dos Thunder para os Warriors, no último defeso.

As dúvidas ficaram desfeitas pouco depois da entrada em campo de Westbrook, que não foi escolhido pelos adeptos para o cinco inicial, logo no período inicial: o base dos Thunder passou a Durant e este retribuiu para o ‘afundanço’ do ex-companheiro de equipa.

“Meu Deus, aconteceu”, exclamou Curry, no banco. Os dois jogadores cumprimentaram-se e no final falaram ambos de “uma grande jogada”, enquanto Steve Kerr disse que são estes momentos que fazem “a beleza do jogo”.

No conjunto do Este, destaque para os 30 pontos do grego Giannis Antetokounmpo, que somou 12 ‘afundanços’, um novo recorde, e para os 23 de LeBron James, o primeiro a passar os 300 pontos no All Star Game, em 13 presenças.

Kyrie Irving, com 22 pontos, 14 assistências e sete ressaltos, e Isaiah Thomas, com 20 pontos, também foram protagonistas destacados entre os derrotados, que foram comandados por Brad Stevens.

Num embate em que praticamente não se defendeu, e teve momentos com Curry a deitar-se no chão para não atrapalhar, os 374 pontos combinados entre as duas formações representou também um novo recorde, superando os 369 do ano passado.

A equipa do Oeste chegou ao final do primeiro período a perder, por 48-53, mas já ‘virou’ à frente (97-92), manteve o avanço após o terceiro período (144-139) e aumentou-o no quarto período, ‘empurrado’ por 20 pontos de Davis.

No final, os adeptos dos Pelicans festejaram o MVP de Anthony Davis e também a provável chegada à equipa do ‘All Star’ DeMarcus Cousins, proveniente dos Sacramento Kings.