Crónicas

Madeira - o melhor destino insular de banana do mundo

Somos também o melhor destino insular de batoteiros do mundo. Só uma pequenita perguntinha: já algum destes gajos e gajas viu o fogo-de-artificio em Sidney na Austrália com um supositório de naftalina no rabo?

“Madeira – melhor destino insular do mundo” – DN. 31.01.2017

1. A Escola Secundária Jaime Moniz, vulgo, “Liceu” de vez em quando organiza umas conferencias de “xáxa” que, para variar, os convidados são sempre gajos politicamente correctos em termos de currículo vitae ou limbicamente anexados ao poder, tipo, laranjas espremidas. A estas espremidelas não é alheio a pessoa do director do Liceu há mais de “500 anos” – Jorge Moreira de Sousa – cujo currículo vitae é qualquer coisa como 20 anos na qualidade de deputado do PSD - Madeira na Assembleia Legislativa Regional da Madeira, ou seja, laranjas espremidas. A última conferencia sob o tema “Madeira – Melhor Destino Insular da Europa” teve como convidado Roberto Santa Clara na qualidade de Director Executivo da Associação de Promoção da Madeira. Pelo que li e ouvi na RTP-Madeira – a atribuição destes galardões à nossa ilha – melhor destino insular do mundo - “assenta no que nos distingue em termos paisagísticos, ambientais e socioculturais dos restantes concorrentes deste setor, aliado ao caráter hospitaleiro das nossas gentes.” Ora, mais laranja menos laranja, isto é uma mentira que nem os tontos da World Travel Awards (WTA) percebem. Ou percebem, mas estão bem comprados para não perceber.

2. Tudo espremidinho o sumo da Madeira é este: temos o melhor jogador de futebol do mundo (Cristiano Ronaldo), temos a melhor estilista do mundo (Fátima Lopes), temos a melhor designer do mundo (Nini Andrade), temos o melhor arquitecto do mundo (Paulo David), temos o melhor piloto do mundo em Jet-sky (Henrique Rosa Gomes), temos o melhor fogo de artificio do mundo (fim-do-ano), temos o melhor advogado do mundo (eu) – ou seja, temos mesmo o melhor destino insular do mundo e arredores, a lua e o saco de Vénus incluídos.

3. “A melhor forma dos nossos jovens compreenderem o valioso património cultural, científico e imaterial de que somos detentores” é dizer-lhe que um peidinho do Ronaldo nas redes sociais é cheirado, directa e indirectamente, por mais de mil milhões de pessoas no mundo. Ora – como estas distinções têm por base os votos do público – um peido do Ronaldo consegue tornar a Madeira como o melhor destino insular do mundo até no bolo do caco. Tudo o resto – uma central de gajos e de gajas a fazer cliques num computador no Polo Tecnopolo e os profissionais do sector do turismo comprados por meia dúzia de ponchas – confirma apenas isto: somos também o melhor destino insular de batoteiros do mundo. Só uma pequenita perguntinha: já algum destes gajos e gajas viu o fogo-de-artificio em Sidney na Austrália com um supositório de naftalina no rabo? Experimentem ou convidem o João Carlos Abreu para uma conferencia no Liceu.

4. Nisto tudo há uma coisa que pode ser garantida: a Madeira é o melhor destino insular de banana do mundo. Banana no sentido literal do termo – a banana do Cristiano Ronaldo – e banana no sentido ornamental do termo – a banana do Cristiano Ronaldo. Como diz Dolores Aveiro - “Ai o meu “queridinhe”, tem a melhor banana de exportação da Madeira. E tem.