CEOs de companhias aéreas querem revolucionar o sector da aviação na Europa

Os CEOs dos cinco maiores grupos das companhias aéreas da Europa – Air France KLM, easyJet, International Airlines Group, Lufthansa Group e Ryanair – reuniram-se hoje, pela primeira vez, e querem um acordo para trabalharem em conjunto com vista a desenvolver uma nova Estratégia de Aviação na UE que ajudará a criar mais emprego em toda a Europa, fortalecendo o setor e oferecendo preços mais acessíveis e mais escolha aos passageiros.
A reunião ocorreu em Bruxelas em resposta à consulta para uma nova Estratégia de Aviação na UE, feita por parte da Comissária dos Transportes da UE, Violeta Bulc. As cinco companhias acordaram numa visão para esta estratégia que irá revolucionar a aviação a par da liberalização do setor da aviação na Europa criado há uma geração, através da criação de um mercado de aviação interno.
As cinco companhias aéreas identificam quatro medidas que apoiam os objetivos da Comissão, no sentido de melhorar a competitividade da indústria dos transportes aéreos na Europa, num nível europeu e internacional, apoiando o crescimento e a empregabilidade no continente, e que ajudará simultaneamente os consumidores através do número de voos e de tarifas mais baixas.
As medidas são:
· Desenvolvimento de uma Estratégia de Aviação na UE com um plano para uma estrutura regulatória simples e eficiente que irá fortalecer a competitividade entre as companhias aéreas europeias, garantir emprego e crescimento através da inovação (ex. Horizonte 2020), proteger os interesses dos consumidores e promover uma redução de custos mais eficiente.
· Reduzir o custo dos aeroportos da UE ao garantir que o monopólio dos aeroportos está eficazmente regulado; garantir que os passageiros recebem o benefício integral das receitas comerciais que são criadas nos aeroportos; e que as taxas de segurança são eficientes. Estas medidas podem ser atingidas com a reforma da Diretiva de Taxas Aeroportuárias.
· Fornecer um espaço aéreo de confiança e eficiente ao reduzir os custos de provisão dos ATC – Air Traffic Control; garantir que as greves dos Controladores de Tráfego Aéreo não causem alterações aos passageiros europeus; redefinir a estratégia de Céu Único Europeu ao focar na utilização de novas tecnologias para tornar as poupanças mais eficientes; e utilizar fundos SESAR em conformidade com o panorama do Céu Único.
· Estimular mais a atividade económica e a empregabilidade com a criação de um ambiente regulamentar adequado, removendo taxas de passageiros e taxas ambientais desnecessárias.
As cinco companhias entre si transportam 420 milhões de passageiros em 2014, totalizando metade das viagens dos passageiros na Europa.