Preços na hotelaria continuam em alta
'Hotel Price Index' da Trivago referentes a Março de 2015

No último estudo 'Hotel Price Index', do motor de busca trivago, a Madeira (+11,83%) é das regiões que lidera o crescimento em Portugal face a Março de 2014, apenas ultrapassada pelo Alentejo (+12,16%).
Dormir na ilha madeirense custa agora, em média, 104 euros por noite, enquanto no ano passado, pela mesma altura, o custo era de apenas 93 euros. O Norte (+10,94%), Lisboa (+6,90%) e Centro (+4,76%) também registam um aumento dos preços médios, enquanto o Algarve (-2,90%) e os Açores (- 3,08%) apresentam-se em queda, apesar da região algarvia ter recuperado face ao mês anterior (+8,06%).
Os preços médios nacionais situam-se agora nos 82 euros por quarto duplo, quando no período homólogo apenas atingiam os 77 euros.
O Porto é a cidade que regista maior inflação do custo médio de estadia do país: pernoitar na Invicta custa agora 71 euros por noite, contra 59 euros no mesmo período do ano passado. Braga (53 euros), Faro (52 euros) e Peniche (43 euros) são agora as localidades mais baratas para pernoitar em Portugal, enquanto Funchal (116 euros), Cascais (113 euros) e Sintra (103 euros) apresentam os preços mais elevados.
Com um crescimento superior a 20%, a cidade do Porto surge assim em destaque entre os principais destinos europeus, apenas ultrapassado por Budapeste, Barcelona e Berna. No top 50 europeu, a capital portuguesa surge, por sua vez, na 16.ª posição com um crescimento de 9,09%. Dormir em Lisboa num quarto duplo custa agora 96 euros, enquanto no ano passado custava 88 euros. Em sentido oposto, Milão (-11,3%), São Petersburgo (-28,8%) e Moscovo (31,3%) apresentam as maiores quedas.
Para se ter uma ideia, dormir num hotel no Funchal custa mais do que em Budapeste, Praga, Berlim, Istambul, Atenas Málaga, Sevilha ou Madrid, e o mesmo que em Liverpool.
O trivago Hotel Price Index (tHPI) é um estudo mensal que analisa a variação do preço médio por quarto duplo nos hotéis das principais cidades mundiais. O tHPI é um indicador preciso do mercado hoteleiro online: os valores fornecidos por mais de 200 sites de reserva e cadeias de hotéis criam o preço médio de hotel para cidades, regiões e países. O cálculo dos dados é efectuado com base nos mais de dois milhões e meio de pesquisas diárias realizadas no serviço de comparação de preços do trivago.