Turismo

MSC Cruzeiros permanece juntamente com equipa de crise para continuar a prestar assistência após os ataques terroristas

A MSC Cruzeiros confirma que o seu navio 'MSC Splendida' deixou o porto de La Goulette, Túnis, esta manhã, às 06:00h.

O MSC Splendida recebeu autorização por parte das autoridades relevantes para deixar o porto de La Goulette e encontra-se neste momento a navegar, como estava originalmente previsto, com destino a Barcelona, onde é actualmente esperado chegar às 9:00 da manhã desta sexta-feira, dia 20 de Março.

A MSC Cruzeiros permanece presente no local, juntamente com a sua equipa de crise, de modo a continuar a prestar assistência em terra aos passageiros do MSC Splendida que se encontraram envolvidos nos trágicos acontecimentos e necessitam da mesma.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises, chegará a Túnis nas próximas horas, de modo a realizar uma avaliação da situação no local, reunir-se em pessoa com as autoridades locais, bem como para prestar a assistência necessária às pessoas, e seus familiares, que foram afetadas pelos trágicos acontecimentos.

Genebra, 19 de Março de 2015, 03h15

A 18 de Março, o MSC Splendida fez escala no porto de La Goulette, Tunis, para a escala prevista durante a temporada a partir de 17 de Dezembro de 2014 a 15 de Abril de 2015. O navio chegou com 3714 passageiros e 1267 tripulantes a bordo.

Cada vez que o navio faz escala em Tunis, uma excursão em terra é colocada à disposição dos hóspedes da MSC Cruzeiros, com a oportunidade de visitar o famoso Museu Nacional do Bardo. Durante a visita ao museu, alguns dos hóspedes da MSC Cruzeiros foram apanhados no meio de um ataque terrorista, juntamente com passageiros de outra companhia de cruzeiros. Assim que a  companhia soube do ataque e do facto de que alguns dos seus clientes estavam envolvidos nesta tragédia, rigorosos procedimentos de segurança foram postos em acção e os responsáveis da direcção do navio pediram o cancelamento imediato de todas as excursões previstas em terra e o recolher de todos os autocarros e dos seus passageiros de volta para o navio. A segurança a bordo também foi imediatamente levantada para o nível 3, o mais elevado, por protocolo de emergência para garantir a segurança completa de todos os hóspedes e membros da tripulação - prioridade número um da empresa em todos os momentos. Em coordenação constante com as autoridades locais, nacionais e internacionais, bem como com as embaixadas em Tunis e pessoal de terra, os responsáveis da direcção do MSC Splendida trabalharam no sentido de organizar o retorno seguro de pessoas para bordo do navio, e avaliaram a situação nos hospitais da cidade. Mantendo os hóspedes a bordo informados sobre o desenrolar da situação, o que levou a uma sincronização constante entre todos os agentes a bordo e em terra e recorrendo à filtragem do fluxo de informações de várias fontes, por vezes, contraditório. Finalmente, para permitir que todos os clientes pudessem entrar em contacto imediato com as suas famílias e entes queridos em casa, os telefones a bordo e a internet foram disponibilizados. Entretanto, apenas algumas horas após os trágicos acontecimentos, uma equipa de crise da MSC Cruzeiros chegou ao navio em Tunis e imediatamente começou a prestar assistência e apoio aos nossos clientes neste momento doloroso. O Presidente Executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, vai chegar a Tunis, na madrugada de 19 de Março, a fim de fazer uma avaliação final da situação, e também para prestar assistência às vítimas e aos seus familiares, bem como consultar as autoridades locais.

Com base na comunicação feita pelas autoridades oficiais, a MSC Cruzeiros, os seus proprietários e toda a equipa de direcção informa com profunda tristeza que, no momento deste anúncio nove dos seus hóspedes perderam a vida, 12 ficaram feridos e seis (dois de nacionalidades espanhola, um belga, um britânico, um francês e um japonês) estão ainda desaparecidos na sequência do trágico evento no Museu do Bardo. No entanto, estes números ainda estão sujeitos a alteração, enquanto o processo oficial de identificação está em curso. De acordo com as fontes, entre as vítimas mortais, três eram de nacionalidade japonesa, dois franceses, dois espanhóis e dois colombianos. Entre os feridos, encontram-se três cidadãos japoneses, um sul-africano, um belga e sete franceses, que estão actualmente a ser tratados em vários hospitais. Todos eles estão a ser assistidos pessoalmente pelos membros da Equipa de Crise da MSC Cruzeiros, que foi imediatamente enviada para Tunis para fornecer apoio em terra. A MSC Cruzeiros vai continuar a publicar atualizações sobre qualquer informação oficial que venha a receber.

Neste momento trágico, a família MSC Cruzeiros deseja estender suas mais sinceras e sentidas condolências a todos aqueles que foram afectados por este trágico evento e que estão a sofrer com o seu resultado, e em especial, às famílias e amigos daqueles que perderam suas vidas e ficaram feridos.

Genebra, 18 de Março de 2015, 23h14

Tendo em conta os recentes acontecimentos que decorreram em Túnis, em particular no Museu Nacional do Bardo, a MSC Cruzeiros confirma o seguinte:

. Um dos nossos navios, o MSC Splendida, encontrava-se atracado no porto de La Goulette, Túnis. O navio chegou com 3714 passageiros e 1267 tripulantes a bordo;

. Na altura dos acontecimentos, alguns dos passageiros do MSC Splendida encontravam-se em excursões, incluindo em visitas ao Museu Nacional do Bardo;

. Todos os mini-bus que se encontravam em excursão regressaram de imediato ao porto e todas as excursões e actividades agendadas em terra foram canceladas imediatamente.

Neste momento, o regresso dos passageiros ao navio ainda está a decorrer mas podemos confirmar que os passageiros de nacionalidade portuguesa já se encontram em segurança e a bordo.   A partida do navio, calendarizada para esta noite, foi adiada. Para isso foram tomadas medidas de segurança excepcionais no porto e ao redor do navio, para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes.

Uma equipa da MSC Cruzeiros composta por representantes e proprietários da Companhia, os seus administradores e uma task force especialmente consagrada a este efeito está, neste momento, a caminho da Tunísia para prestar todo o apoio possível aos hóspedes a bordo e trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais.

A MSC Cruzeiros permanece em contacto directo com as autoridades locais, nacionais e internacionais relevantes, com o comandante do navio, bem como com o agente portuário de modo a monitorizar os desenvolvimentos da situação.