Turismo

Atentado contra avião russo leva a 176 cancelamentos da easyJet

A easyJet registou 378 cancelamentos em Novembro de 2015 comparando com 16 em Novembro de 2014.

A situação em Sharm el-Sheikh (atentado contra avião charter russo que matou todos a bordo) foi responsável por 176 cancelamentos, com a maioria dos restantes a deverem-se às más condições climatéricas no início do mês.

Assim, com mais de 4,8 milhões de passageiros transportados no mês passado, regista-se mesmo assim uma aumento de 9,6% face ao mesmo mês de 2014 (perto de 4,4 milhões), registando-se ainda uma taxa de ocupação de 90,3%, mais 0,9 pontos percentuais a igual período (89,5%).

De frisar que estes números representa o número de lugares adquiridos. Ou seja, "os lugares adquiridos incluem os que foram transportados independentemente da comparência porque a easyJet é uma companhia que não efetua reembolsos. E sempre que um voo é realizado, a falta de comparência de um cliente não tem, geralmente, direito a alteração de voo ou a qualquer reembolso. Os lugares adquiridos incluem ainda promoções e viagens de negócios dos colaboradores", explica a companhia.

Por isso, a taxa de ocupação "representa o número de passageiros em proporção ao número de lugares disponíveis. Nenhuma ponderação da taxa de ocupação é representada para reconhecer o efeito de variação (ou 'estado') de extensão", acrescenta.

De realçar ainda que nos últimos 12 meses, a easyJet transportou mais de 69,5 milhões de passageiros, mais 6,8% do que em igual período terminado em Novembro de 2014 (65,2 milhões), sendo que a taxa de ocupação dos voos também cresceu 1% de 90,8% para 91,8%.