Operadores turísticos convidados a conhecer a região Viseu Dão Lafões
Operadores turísticos vão ser convidados a passar uns dias no território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito de uma estratégia de comunicação e promoção lançada hoje.
"Vamos chamar os operadores turísticos ao nosso território, para cá passarem um fim de semana e visitarem tudo de bom que a região tem para oferecer", explicou à agência Lusa o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.
O responsável realçou as potencialidades do território em termos de turismo de natureza, de saúde e bem-estar e religioso.
"Um turista pode vir andar na ecopista do Dão, visitar um museu, provar a vitela de Lafões e os pastéis de Vouzela e também ir visitar as quintas do Dão", exemplificou, considerando que há recursos que, por si só, não conseguem atrair muitos turistas mas que, em rede, podem ser potenciados.
O objetivo é que, depois de sensibilizados os operadores turísticos, sejam "criados pacotes turísticos que incluam pernoita", prolongando também a estadia no território.
"De facto, nós temos um vasto conjunto de recursos turísticos no território, temos é de saber combiná-los de forma diferente", frisou o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
Nuno Martinho explicou que toda a estratégia de comunicação da marca Viseu Dão Lafões é coordenada com o Turismo Centro de Portugal.
No âmbito da nova estratégia, está prevista "uma campanha de meios, num conjunto de suportes de comunicação, em Lisboa, Porto, Salamanca e Vigo, e também a participação em algumas feiras internacionais".
Um roteiro de experiências, "onde está retratado tudo o que a região Viseu Dão Lafões tem para oferecer aos turistas", e uma agenda de eventos estão também incluídos.
No que respeita à participação em feiras internacionais, Nuno Martinho avançou, que, por exemplo, a marca Viseu Dão Lafões quer ir à Holanda, no início de 2015, no âmbito do trabalho que está a ser feito de estruturação do produto ecopista do Dão.
"O turismo de natureza está a subir. Nesse sentido, queremos estar no principal mercado emissor destes turistas, a Holanda", acrescentou.
Esta estratégia de comunicação insere-se no programa "Rede Urbana para a Competitividade e Inovação Viseu Dão Lafões", que pretende "estruturar e afirmar a oferta e a marca Viseu Dão Lafões, comunicando uma imagem de unidade territorial, com identidade distintiva, passível de atrair população, visitantes e empresas, aumentando a visibilidade da rede e difundindo os seus fatores de atratividade e competitividade".