Turismo

Espanha atinge recorde ao receber 28 milhões de turistas na primeira metade do ano

Espanha recebeu 28 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, número máximo de sempre e que representa um acréscimo de 7,3% face ao mesmo período de 2013, anunciou hoje o ministério da Indústria, Energia e Turismo.

Só em junho Espanha foi visitada por 6,6 milhões de turistas internacionais, mais 4,5% que no mesmo mês de 2013, anunciou o ministério da Indústria, Energia e Turismo espanhol, com base na sondagem Movimentos Turísticos em Fronteiras (Frontur).

Do total de visitantes da primeira metade do ano, o principal mercado emissor foi o Reino Unido, com 6,5 milhões turistas, mais 5,8% que no mesmo período de 2013, seguido da Alemanha, com 4,6 milhões, mais 8,8%, e da França, com 4,2 milhões, mais 10,3% que no mesmo período de 2013.

Estes dados consolidam o peso dos "mercados tradicionais" (Reino Unido, Alemanha e França) no acréscimo de turistas em Espanha.

Atrás dos "mercados tradicionais" ficaram os Países Nórdicos, Itália a Holanda, com subidas de 6,7%, 13,9% e 5,9%, respetivamente.

Em sentido contrário, os turistas provenientes da Rússia na primeira metade deste ano caíram para 561.234, menos 4,5% do que no mesmo período de 2013.

Por destinos, a Catalunha liderou o primeiro semestre do ano, com 7,1 milhões de visitantes internacionais, mais 6,7% do que no período homólogo de 2013, seguida das Canárias, com 5,6 milhões, mais 12,4%.

Todas as comunidades registaram acréscimos de turistas internacionais à exceção da das Baleares, onde a chegada de visitantes diminuiu 0,6%, para um total de 4,2 milhões na primeira metade de 2014.

Em relação ao meio de transporte utilizado pelos turistas internacionais, o da via aérea foi o privilegiado, já que foi o utilizado por 82,7% do total.

Por tipo de alojamento, 66,5% dos visitantes optou pelos hotéis, que registaram um acréscimo de 8,5%.

Na primeira metade, enquanto 68,3% dos turistas viajaram em regime livre, mais 3,6% do que no ano passado, 31,7% fizeram-no com pacotes turísticos, mais 16,3% do que no mesmo período de 2013.