Turismo

Poluição afasta turistas de Pequim

O número de turistas do exterior que visitou  Pequim no ano passado diminuiu 10% em relação a 2012 devido em parte à poluição,  segundo estatísticas oficiais citadas pela agência noticiosa Xinhua na segunda-feira.

A queda é atribuída a vários fatores, nomeadamente o abrandamento económico  internacional, concorrência de outras cidades da região, valorização da  moeda chinesa e "atmosfera poluída".

No total, o número de turistas estrangeiros ou oriundos de Hong Kong,  Macau e Taiwan que visitou a capital chinesa diminuiu para 4,5 milhões em  2013, menos 10% do que ano anterior, refere a Xinhua, citando o "livro verde"  da Sociedade de Turismo de Pequim.

Pequim é uma das capitais mais poluídas do mundo.

Em janeiro de 2013, a cidade teve apenas cinco dias com sol, o que  não acontecia há mais de meio século, e houve um dia em que a densidade  de partículas PM2.5 na atmosfera chegou a atingir 900 microgramas por metro  cúbico - 36 vezes mais do que o nível definido pela Organização Mundial  de Saúde como "perigoso".

Há cerca de quatro meses, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse  que "o governo declarou guerra à poluição", mas especialistas consideram  que os resultados da nova política de defesa do ambiente vão demorar a aparecer.