Turismo

Operadores turísticos europeus consideram "crucial" melhorar ligações aéreas para os Açores

O presidente da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ECTAA) considerou ser “crucial” melhorar as ligações aéreas com os Açores para potenciar o turismo regional.

“Boas ligações aéreas com os Açores são cruciais para o turismo. Para chegarmos às ilhas dos Açores, só podemos chegar de avião”, disse à agência Lusa o presidente da ECTAA, Boris Zgomba, em Ponta Delgada.

Neste momento, os Açores são servidos por duas companhias aéreas, designadamente, a TAP e a SATA.

Boris Zgomba é apologista de que as ligações aéreas “sofrerão um incremento em função da procura dos Açores como destino turístico” no espaço europeu e mundial.

“Se a procura aumentar, as companhias aéreas procurarão os Açores. As razões comerciais forçarão as companhias aéreas a efetuarem ligações com os Açores”, frisou.

A ECTAA, que congrega 32 associações de agentes de viagens e operadores turísticos em 30 países, 26 dos quais membros da União Europeia, está reunida entre hoje e sábado em Ponta Delgada, no seu encontro bianual.

O esloveno Boris Zgomba considera que os Açores “podem ser competitivos” no mercado europeu porque são um “produto único”, estando o mercado turístico sempre à procura de novos produtos.

“As ilhas dos Açores são um produto novo entre os novos e a região não é ainda bem conhecida no mercado europeu”, declarou Boris Zgomba.

O presidente da ECTAA alertou, contudo, que os Açores “só podem competir como destino turístico se permanecerem como são”, preservando a sua natureza, a paz e tranquilidade, bem como a sua relação com o mar.

Boris Zgomba recordou que os Açores são este ano o “Destino Preferido da ECTAA”, o que significa que terão “mais visibilidade e promoção”, bem como possibilidades de oferta nas 70 mil agências de viagens e operadores turísticos existentes na associação.