Turismo

Bruxelas lança passaporte de competências no sector do turismo

A Comissão Europeia lançou hoje o primeiro  Passaporte Europeu de Competências, na área da hotelaria e turismo, que  complementa os 'curricula vitae' dos trabalhadores do setor permitindo-lhes  registar aptidões e formação prática de trabalho.

Com este passaporte, Bruxelas quer ver superadas barreiras linguísticas  e permitir aos empregadores encontrar os trabalhadores especializados de  que necessitam, facilitando a comparação de qualificações dos trabalhadores  do setor.

Alojado no portal europeu da mobilidade profissional EURES, o passaporte  está disponível em todas as línguas oficiais da União Europeia (UE).

O primeiro Passaporte Europeu de Competências é uma iniciativa de Bruxelas  em associação com organizações patronais e de trabalhadores no setor da  hotelaria: a Confederação das associações nacionais da hotelaria e restauração  da Europa (HOTREC), que representa hotéis, restaurantes, cafés e estabelecimentos  similares na Europa, e a Federação europeia dos sindicatos dos setores da  alimentação, agricultura, turismo e ramos conexos (EFFAT).

A Comissão Europeia quer, futuramente, alargar o passaporte de competências  a outros setores com grande mobilidade na economia europeia.