Turismo

Mais 16 “hotéis verdes” em Macau

Os Serviços de Proteção Ambiental de Macau atribuíram 16 títulos de "hotel verde" referentes a 2013, um prémio que visa estimular as boas práticas ambientais numa cidade com uma economia baseada no turismo.

De acordo com uma nota oficial revelada pelo gabinete de comunicação social, o prémio hotel verde foi atribuído a quatro estabelecimentos hoteleiros na categoria de "ouro", a seis hotéis na categoria "prata" e a outros seis na categoria "bronze".

O prémio é válido por três anos e tem como requisitos de avaliação as medidas ou ideias de "redução de resíduos a partir da fonte", "evitar o desperdício de alimentos" e "melhorar a qualidade do ar", entre outras medidas que pode "melhorar o desempenho ambiental, promover a implementação de ações e medidas de proteção ambiental nos hotéis e cumprir a responsabilidade social e empresarial, em coordenação com as políticas do Governo sobre a proteção do ambiente".

A mesma nota sublinha que a comissão de acompanhamento do prémio decidiu que outras 15 unidades hoteleiras podem manter o prémio de "hotel verde" e reconhece que alguns hotéis candidatos ao prémio não foram distinguidos por não cumprirem todos os requisitos necessários "embora tenham tomado um conjunto de medidas por si também "favoráveis ao ambiente tais como a conservação de energia e água, redução de resíduos".

Com os prémios agora atribuídos são já 31 os hotéis designados como "verdes", o que representa cerca de 30 por cento das unidades existentes em Macau e 17.000 quartos, correspondentes a 60% dos quartos disponíveis em todas as unidades locais.

Macau é uma Região Administrativa Especial da China com autonomia administrativa, legislativa e judicial que tem uma economia fortemente assente na componente do turismo, nomeadamente o jogo em casino e a hotelaria.