Turismo

Região de Lisboa espera aumento de turistas nesta Páscoa face a 2013

A afluência de turistas à região de Lisboa  no período de Páscoa este ano deve ser melhor do que em 2013, segundo as  previsões das associações e responsáveis por unidades hoteleiras desta zona  do país.

De acordo com a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), que realizou  um inquérito junto dos seus associados, "a Páscoa, período de férias para  muitos portugueses e estrangeiros, traz perspetivas otimistas para o setor".

O inquérito permitiu concluir que a maioria dos hoteleiros de Lisboa,  68%, considera "que este será um período melhor que o homólogo do ano anterior".

O administrador do Grupo Pestana, Luigi Valle, adiantou à agência Lusa  que "todas as unidades [do grupo na região de Lisboa] têm previsão de ocupações  melhores que no ano passado, destacando-se a Pousada de Cascais, Cidadela  Historic Hotel & Art District com um aumento de 20% [em relação à Páscoa  de 2013]".

Já o grupo Tivoli conta ter os três hotéis de Lisboa lotados no fim  de semana da Páscoa.

"A nossa previsão de ocupação é de estarmos completos em todos os hotéis",  disse à Lusa Filipe Santiago, administrador de Marketing e Vendas da Tivoli  Hotels & Resorts.

Este grupo conta "ter uma melhor performance do que no ano anterior,  sobretudo porque o calendário da Páscoa este ano é bastante favorável",  já que ao calhar no mês de abril, e não em março, como aconteceu em 2013,  "a probabilidade de a meteorologia jogar a favor é maior".

"Além disso, temos o feriado do 25 de Abril na sexta-feira seguinte,  o que incentiva estadias mais longas do mercado nacional. [Por outro lado],  ao fugirmos de março sofremos menos concorrência das férias de neve, que  se sobrepõem muito quando as férias calham nesse mês", referiu Filipe Santiago.

Também o grupo Vila Galé tem perspetivas positivas em relação à Páscoa  deste ano.

"Para a região de Lisboa nos hotéis Vila Galé para a semana da Páscoa  (Ÿpera, Estoril, Cascais, Palácio dos Arcos e Ericeira) temos uma taxa média  de ocupação 86%. Comparativamente com o ano anterior para o período da Páscoa  (que foi em março em 2013), 2014 está acima um ponto percentual", disse  à Lusa a diretora de marketing do grupo, Catarina Pádua.

As previsões dos hoteleiros coincidem com as da Entidade Regional de  Turismo da Região de Lisboa, que espera este ano "um recorde de turistas  vindos de Espanha, viajando de avião ou de carro", mas salienta que "também  são aguardados muitos visitantes portugueses, em especial do norte do país".

A Associação Regional de Hoteleiros da Costa do Estoril, Sintra e Mafra  é mais cautelosa.

Apesar de o vice-presidente desta associação, João Pinto Coelho, afirmar  que "este ano deverá ser ligeiramente acima do ano passado" em termos de  reservas, sublinhou que não se consegue ter certezas. A tendência das reservas  de última hora "está muito forte", sublinhou.

Este responsável lembrou que a Páscoa, "a nível de vendas, passou a  ser um período muito mais curto".

"Vendemos a muita gente, mas menos noites. De há sete, oito anos para  cá houve uma redução enorme das estadias. A receita gerada, se recuarmos  seis anos, é inferior, porque a estadia média é muito inferior", disse.