Turismo

Viseu quer reforçar posicionamento no roteiro dos destinos acessíveis

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, garantiu hoje que vai apostar no reforço do posicionamento da cidade enquanto destino acessível, dando aos visitantes mais e melhores opções  de mobilidade.

Ao intervir hoje na conferência "Turismo acessível", Almeida Henriques  referiu que "Viseu tem preocupações de inclusão, tem soluções para a inclusão,  tem uma política municipal sensível e tem, por isso, um potencial de afirmação  neste segmento turístico".

"É uma oportunidade que temos e que queremos trabalhar, frisou.

Neste âmbito, uma das apostas da autarquia passa pela "melhoria da acessibilidade  de cidadãos com deficiência ao edificado da cidade e, em especial, no centro  histórico, no quadro do processo de regeneração urbana" que está a ser desenvolvido.

"É um desafio muito complexo, mas é um desafio que temos de vencer",  afirmou, lembrando o esforço feito nos últimos anos em vários espaços públicos.

Almeida Henriques prometeu também apostar na "melhoria da mobilidade  verde na cidade, através da criação de vias cicláveis que liguem pontos  importantes de residência ou atividade, nomeadamente de ensino", ao centro  histórico.

O autarca disse estar em fase de adjudicação a ligação da ecopista do  Dão à radial de Santiago e ao seu parque urbano, admitindo ter expectativas  de que esta zona venha futuramente a ser ligada ao Fontelo.

"É preciso potenciar a mobilidade por bicicleta no coração do centro  urbano", defendeu.

Segundo o presidente da Câmara, outra aposta é "a melhoria de acesso  à informação no espaço público e no espaço digital, assim como de participação  dos cidadãos e dos visitantes".

Viseu "procura hoje concretizar o seu potencial turístico" e tal deve  passar por "uma estratégia de diferenciação" que tenha em conta a identidade  cultural e "o padrão elevado de qualidade de vida que a cidade oferece".

"A acessibilidade e a inclusão de Viseu são desses fatores de identidade  e qualidade de vida", considerou.