Turismo

Agente de viagens reabre Hotel Horta

O Hotel Horta, na ilha do Faial, Açores, encerrado  há quase um ano, vai reabrir portas com nova gerência, já no início de abril,  pela mão de Carlos Morais, um agente de viagens local.

"O turismo nos Açores tem tido o seu crescimento, por isso, resolvemos  tentar entrar numa nova área de negócio", justificou o empresário, em declarações  à Lusa, acrescentando que acordou com o Grupo Soturim, proprietário do Hotel  Horta, o aluguer daquela unidade hoteleira durante cinco anos e meio.

O empresário, de 52 anos de idade, é proprietário de duas agências de  viagens.

Segundo explicou, a intenção é remodelar os 80 quartos do hotel de forma  a iniciar a exploração durante a primeira semana de abril, permitindo reabrir  a unidade hoteleira cerca de um ano após o seu encerramento.

"Era importante não desparecermos em termos de camas", destacou Carlos  Morais, recordando que, com aquela unidade encerrada, a capacidade hoteleira  do Faial ficaria reduzida em 160 camas, o que considera demasiado elevado  para uma ilha que recebe dois voos diários de Lisboa.

No seu entender, este negócio necessita apenas de um novo dinamismo  durante a época baixa para se tornar verdadeiramente rentável, já que, durante  o verão, a procura é maior que a oferta.

"Neste momento, o investimento que existe durante o inverno é praticamente  nulo", lembrou o empresário faialense, que entende que tudo o que surgir,  entretanto, nesta área, irá "representar muito em termos percentuais".

O empresário acrescentou que vai contratar entre 10 a 12 novos funcionários  para poder reabrir a unidade hoteleira, que deverá manter-se com quatro  estrelas.

Entretanto, prosseguem nos tribunais os processos instaurados por 16  ex-funcionários do Hotel Horta, dispensados no ano passado pelo Grupo Soturim  na sequência do encerramento daquela unidade, justificado, na altura, com  a crise financeira e com a fraca procura.