Turismo

"Queremos a privatização o mais rápido possível"

O presidente da TAP, Fernando Pinto, disse  hoje que quer que a privatização da empresa aconteça "o mais rápido possível",  mas reiterou que a realização da operação "não é uma questão de sobrevivência"  para a companhia.

"Nós queremos a privatização o mais rápido possível", afirmou Fernando  Pinto, em resposta às questões aos jornalistas, à margem da apresentação  dos resultados de 2013 da TAP SA, ano em que o lucro subiu 42% para 34 milhões  de euros.

O presidente da TAP argumentou que "ser uma empresa aérea do Estado  na Europa é muito complexo" e "muito difícil", porque não é possível "receber  nenhum tipo de injeção de capital" o que, no caso da companhia portuguesa,  melhoraria "muito o resultado" e a "velocidade de crescimento".

Quando questionado sobre se julga que a privatização da TAP vai avançar  este ano, Fernando Pinto respondeu: "Eu não tenho certeza de nada. (...)  A única coisa que eu posso dizer é que o tempo todo a empresa tem melhorado".

O gestor disse ainda não ter qualquer preocupação em relação à data  de concretização da operação, reiterando que a privatização "não é uma questão  de sobrevivência para a TAP".

A privatização da transportadora aérea está suspensa em dezembro de  2012 e, no Orçamento do Estado para 2014, o Governo afirma que "continuará  a monitorizar as condições do mercado, por forma a relançar o processo de  privatização da TAP logo que estejam reunidas as condições propícias para  o seu sucesso".