Turismo

Hotelaria portuguesa está optimista

Os empresários da hotelaria estão otimistas quanto ao desempenho do setor este ano, segundo um inquérito efetuado pelo Gabinete de Estudos e Estatísticas da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) divulgado quarta-feira.

No inquérito levado a cabo pela AHP, conclui-se, em traços gerais, que os empresários esperam um crescimento em todos os indicadores de desempenho do setor (exceto alimentação e bebidas), com um incremento previsível da procura externa e uma sazonalidade marcada, como já vem sendo hábito. Ou seja, "espera-se que os melhores meses de exploração venham a ser para o período de julho a setembro, reação que segue o comportamento ocorrido em 2013, testemunho da sazonalidade do destino Portugal".

Apesar da quebra, o mercado português está em primeiro lugar nas perspetivas de mercados emissores para 2014 em todas as regiões, exceto na Madeira, onde os mercados inglês, escandinavo e alemão lideram a ordem de estimativa, e em Lisboa, que prevê que o mercado espanhol apareça à frente do português.

O inquérito foi realizado entre 16 de dezembro de 2013 a 10 de janeiro de 2014, contou com uma amostra de 28% e das respostas obtidas, 84% pertencem a Hotéis, 8% a Hotéis apartamentos, 2% a Aldeamentos Turísticos, 2% a Apartamentos Turísticos, 1% a Pousadas e 3% a 'Outros'.