Marca 'Viver o Tejo' ganha maior dimensão
A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) alargou o projeto Viver o Tejo a todo o distrito, visando articular a oferta turística "desde Mação a Benavente", disse hoje à Lusa a presidente da associação.
A marca Viver o Tejo, criada no verão de 2013 em concelhos do Médio Tejo, no norte do distrito, passou a abranger também a Lezíria do Tejo num projeto que visa atrair visitantes às regiões ribeirinhas do rio e que pode beneficiar de fundos do próximo quadro comunitário de apoio, disse Salomé Rafael.
A iniciativa visa aumentar a competitividade dos territórios, valorizar as suas tradições e especificidades e dinamizar a economia regional e local, disse.
Na primeira fase do projeto, envolvendo os concelhos de Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes e Mação, foi formado um consórcio com 49 entidades, públicas e privadas, tendo aderido à iniciativa mais de uma centena de operadores turísticos das áreas do alojamento, restauração, enoturismo, artesanato e produtos gourmet.
Tendo o rio Tejo como "elemento âncora", o projeto passa a estar aberto a parceiros pertencentes à região da Lezíria do Tejo, podendo as instituições e empresas associadas ao turismo aderir gratuitamente à marca.
No âmbito do projeto, a Nersant criou o portal da marca www.viverotejo.pt e dinamizou diversas atividades de rua que pretendem dar visibilidade à região, nomeadamente passeios pedestres, descidas de canoa e 'challengers'.
Em novembro realizou-se o evento Viver o Tejo International Meeting, que reuniu seis países, 23 operadores turísticos e 93 agentes de turismo, numa sessão em que foram eleitas as "Estrelas do Médio Tejo", distinguindo o melhor do património histórico, cultural, paisagístico e gastronómico da região.