Turismo

Marca 'Viver o Tejo' ganha maior dimensão

A Associação Empresarial da Região de Santarém  (Nersant) alargou o projeto Viver o Tejo a todo o distrito, visando articular  a oferta turística "desde Mação a Benavente", disse hoje à Lusa a presidente  da associação.

A marca Viver o Tejo, criada no verão de 2013 em concelhos do Médio  Tejo, no norte do distrito, passou a abranger também a Lezíria do Tejo num  projeto que visa atrair visitantes às regiões ribeirinhas do rio e que pode  beneficiar de fundos do próximo quadro comunitário de apoio, disse Salomé  Rafael.

A iniciativa visa aumentar a competitividade dos territórios, valorizar  as suas tradições e especificidades e dinamizar a economia regional e local,  disse.

Na primeira fase do projeto, envolvendo os concelhos de Vila Nova da  Barquinha, Constância, Abrantes e Mação, foi formado um consórcio com 49  entidades, públicas e privadas, tendo aderido à iniciativa mais de uma centena  de operadores turísticos das áreas do alojamento, restauração, enoturismo,  artesanato e produtos gourmet.

Tendo o rio Tejo como "elemento âncora", o projeto passa a estar aberto  a parceiros pertencentes à região da Lezíria do Tejo, podendo as instituições  e empresas associadas ao turismo aderir gratuitamente à marca.

No âmbito do projeto, a Nersant criou o portal da marca www.viverotejo.pt  e dinamizou diversas atividades de rua que pretendem dar visibilidade à  região, nomeadamente passeios pedestres, descidas de canoa e 'challengers'.

Em novembro realizou-se o evento Viver o Tejo International Meeting,  que reuniu seis países, 23 operadores turísticos e 93 agentes de turismo,  numa sessão em que foram eleitas as "Estrelas do Médio Tejo", distinguindo  o melhor do património histórico, cultural, paisagístico e gastronómico  da região.