Turismo

Liberalização coloca menos a viajar na classe executiva

Em 2013, a taxa de ocupação da classe executiva da TAP na rota Lisboa/Funchal/Lisboa foi de 35,3%. Na prática, pouco mais de 23  mil passageiros andaram na frente dos aviões nos dois sentidos. Bem pior foi a operação a esse nível na rota Porto/Funchal/Porto com a executiva a registar uma ocupação de 15,7%, com menos de 3 mil passageiros transportados.Nem sempre foi assim. Antes da  liberalização das ligações aéreas entre a Madeira e o Continente, que entrou em vigor em  Abril de 2008,  a classe mais requintada da companhia era procurada por mais passageiros. Segundo dados fornecidos ao DIÁRIO pela TAP,  em 2007 eram transportados entre Lisboa e Funchal e vice-versa 33.294 passageiros. No ano passado, esse número foi de cerca de menos 10 mil, não obstante a lenta recuperação desde 2011. Ou seja, comprovadamente, com a liberalização a companhia líder nas operações aéreas com a Madeira não ganhou mais passageiros para classe executiva, tendo mesmo batendo no fundo em 2010 com apenas 16 mil a optarem pela tarifa mais cara.Mesmo que a Inspecção Geral de Finanças (IGF)  tenha produzido um relatório em que assegura ter havido uma diminuição da tarifa média nas viagens abrangidas pelo  subsídio de mobilidade, documento que também sugere que quem viaja em classe executiva, não deve receber qualquer apoio estatal, o certo é que os números confirmam a fraca adesão a uma mordomia que  já não tem os atractivos de outrora, mesmo para os alegados 25% de passageiros frequentes que segundo a IGF realizam  mais de 50% das viagens domésticas.Por seu lado na económica, a TAP assume estar em franca recuperação. Em 2013, registou 81,3% de ocupação na classe em questões nas ligações Lisboa/Funchal/Lisboa e 76,2% na rota Porto/Funchal/Porto.Na globalidade a TAP transportou no ano passado 274.601 passageiros entre Lisboa e o Funchal e 275.294 no sentido inverso. Do Porto trouxe 70.191 passageiros e levou do Funchal 72.003.A TAP revela um comportamento misto nas rotas do continente para a Madeira. De Lisboa  transportou 487.768 em 2011, 522.846 em 2012 e 549.895 em 2013, o que representa crescimento de cerca de 13%, enquanto do Porto trouxe, 174.965 (2011), 149.272 (2012) e 142. 194 (2013), o que representa uma queda de 19% entre 2011 e 2013.Mais 12 mil em 2 mesesA TAP é a companhia que, por grande margem, mais contribui para o crescimento do movimento de passageiros no Aeroporto do Funchal nos primeiros dois meses deste ano, com mais 12 mil, o dobro do segundo maior incremento, obtido pela Monarch, em cerca de seis mil. Dados a que o site especializado em viagens e turismo PressTUR teve acesso indicam que a TAP tem um crescimento de 12,8%, para 107.100 passageiros, permitindo assim que o Aeroporto do Funchal tenha um aumento acumulado de 8,3%.As companhias chamadas ‘tradicionais’ têm um aumento de 7,4%, enquanto da parte das low cost o aumento é de 1,6%. A segunda maior companhia na Madeira é a easyJet, com menos de metade dos passageiros da companhia portuguesa.