Turismo

Novo portal reúne e promove oferta turística do Porto

A Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e na Região (ATC/Porto Tours) apresentou hoje um novo portal online que reúne e promove a oferta turística da cidade, que ficará disponível "dentro de alguns dias".

Em declarações à Lusa, a presidente da direção da ATC/Porto Tours, Susana Ribeiro, disse que o objetivo é não só promover os produtos turísticos que a associação comercializa, mas também "providenciar que o cliente possa comodamente em sua casa fazer a reserva de todos os serviços turísticos no Porto, apenas com um interlocutor e num só lugar".

"Este novo portal vai permitir fazer reservas online com confirmação imediata de disponibilidade", acrescentou Susana Ribeiro, realçando também o lançamento de mais dois novos produtos: um bilhete único para produtos similares e a criação de novos pacotes temáticos.

Coordenada pela Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e na Região (ATC), uma associação sem fins lucrativos, a ATC/Porto Tours, que este ano comemorara dez anos de existência, tem como associados 48 operadores turísticos que representam uma oferta de mais 300 circuitos/produtos e mais de 30 categorias de produtos diferentes.

Através do portal da ATC/Porto Tours ou diretamente nos postos de turismo municipais, o turista pode obter toda a informação de que necessita para planear a sua viagem ao Porto, usufruindo da possibilidade de seguir as sugestões apresentadas que incluem produtos previamente organizados ou criando uma visita à sua medida.

O novo portal funcionará como uma plataforma de reservas online "muito flexível e adequada aos diversos perfis de procura do destino, através da apresentação de uma oferta alargada e segmentada de produtos turísticos. Uma das principais características prende-se com a facilidade com que o utilizador pode adquirir vários produtos completamente distintos, num único processo de reserva, potenciando assim a oferta do 'cross-selling' de vários produtos dos muitos associados", sublinhou a responsável.

O bilhete único vai proporcionar uma maior flexibilidade da oferta, permitindo o acesso a uma determinada categoria de produtos de diferentes associados. Já os pacotes turísticos, temáticos ou totalmente personalizáveis, vão representar vantagem ao nível do preço, que serão mais vantajosos para o cliente do que se adquiridos individualmente.

Segundo Susana Ribeiro, em 2013, a faturação da ATC/Porto Tours aumentou 56% em relação a 2012. Registou-se um crescimento de 82% número de reservas, contabilizando-se 6.981, e o número de clientes ascendeu aos 24.871, um aumento de 47% relativamente a 2012.

No ano em que a cidade do Porto foi eleita Melhor Destino Europeu, o objetivo é crescer 10% no volume de negócios. Os países mais representativos da procura são Portugal, França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Bélgica, Estados Unidos, Holanda, Itália e Canadá.

A ATC/Porto Tours tem como missão organizar, divulgar e disponibilizar aos turistas e visitantes uma oferta integrada e diversificada de animação turística no Porto e região, valorizando-se o destino Porto e norte de Portugal pela sua qualidade e atratividade, resultante de uma parceria com sustentabilidade entre os agentes públicos e privados do setor.