Turismo

Europe Airpost voa a partir de Julho entre Porto, Brest e Brive

O diretor-geral da companhia aérea Europe Airpost, que durante este verão ligará o Aeroporto Sá Carneiro às cidades francesas de Brest e Brive, considerou hoje que o "grande potencial" do Porto deverá justificar um reforço futuro da operação.

"Estou certo que há muito a fazer no Porto, não só para França, mas também para o Reino Unido, Alemanha e Itália", afirmou Jean-François Dominiak em conferência de imprensa no Porto.

A companhia aérea francesa Europe Airpost vai estrear-se a partir de 04 de julho, até 29 de agosto, em operações no Aeroporto do Porto, com rotas semanais (à sexta-feira) de e para as regiões francesas de Brest Bretagne e Brive-Vallée.

Apesar de estarem atualmente apenas programadas para o período de verão, Jean-François Dominiak admitiu que estas rotas possam também operar na altura da Páscoa e nos meses de setembro/outubro.

O objetivo é servir o mercado das comunidades portuguesas naquelas regiões francesas (de onde não há, atualmente, voos para o Porto) e fomentar o turismo entre estas regiões europeias.

Convicto do "muito potencial" do Porto e do Norte de Portugal, o diretor-geral da Europe Airpost antecipou que a companhia poderá vir a "fazer coisas importantes" na região.

Com 23 anos de atividade e membro do grupo internacional ASL Aviation, a Europe Airpost atua quer na área do transporte de carga, quer de passageiros, tendo começado este ano a operar voos regulares de passageiros (até agora efetuava voos 'charter' e voos fretados).

Em 2012 transportou 660.000 passageiros e 76.000 toneladas de carga, tendo obtido um volume de negócios de 236 milhões de euros.

Com um lucro médio de três a quatro milhões de euros nos últimos anos, a Europe Airpost reclama o estatuto de companhia com "a melhor pontualidade e regularidade do transporte aéreo".

Da sua frota de 18 Boeing 737, cinco aviões são exclusivamente para transporte de carga e outros tantos de passageiros, sendo os restantes oito convertíveis, em cerca de 20 minutos, da configuração de carga para a de passageiros e vice-versa.