Companhias aéreas europeias são "ineficazes"

As companhias aéreas da Europa, que se queixam da concorrência das transportadoras do Golfo, são "ineficazes", afirmou hoje o presidente da Qatar Airways, insurgindo-se contra a política protecionista da União Europeia.
As companhias europeias "não param de gritar contra as três companhias do Golfo", declarou Akhbar al-Baker em alusão à sua empresa, à Emirates e à Ethiad, que estão em pleno crescimento.
"Há mercado suficiente (...) e elas são ineficazes", criticou.
Akhbar al-Baker, que falava num fórum sobre transporte aéreo, no Dubai, considerou que os sindicatos estão na origem das dificuldades nas companhias europeias numa altura em que as transportadoras do Golfo conseguem apropriar-se de parte importante do mercado de voos intercontinentais entre países ocidentais, a Ásia e a Austrália.
"Os sindicatos devem ser responsabilizados", afirmou.
A Air France-KLM e a Lufthansa registaram greves em setembro e outubro que afetaram gravemente os passageiros e causaram prejuízos de milhões de euros.
O presidente da Qatar Airways acusou ainda a União Europeia de ser bem pior do que os Estados Unidos quando se trata de proteger as companhias europeias.
"Temos problemas com a França, Alemanha e Holanda", declarou, apontando em particular os dois primeiros países.
Transportadoras europeias como a Air-France-KLM e a Lufthansa têm criticado e acusado as companhias do Golfo de serem subvencionadas pelos Estados.