Turismo

United Airlines anula encomenda de 12 aviões à Airbus

A transportadora aérea United Airlines  anunciou a anulação de uma encomenda de 12 aviões à Airbus, com um valor  de catálogo superior a mil milhões de dólares.

"Posso confirmar que deixámos cair esta encomenda", que respeitava a  seis A319 e seis A320, afirmou hoje uma porta-voz da empresa, Christen David,  em mensagem de correio eletrónico para a agência noticiosa AFP.

Segundo uma lista de preços atualizada na segunda-feira pela Airbus,  um A319 custa 85,8 milhões de dólares e um A320 93,9 milhões, o que elevava  o montante da encomenda para 1,078 mil milhões de dólares (789 milhões de  euros). As transportadoras aéreas obtêm porém, com frequência, descontos  sobre os preços e catálogo, em particular quando compram várias unidades.

"Nós avaliamos em permanência as necessidades da nossa frota e ajustamos  a nossa carteira de encomendas de forma apropriada", comentou a porta-voz  da United.

A Airbus tinha anunciado na segunda-feira um novo recorde de encomendas  de aviões em 2013, com 1.629 pedidos brutos e 1.503 líquidos (deduzidos  das anulações), e destacado que a sua carteira de encomendas atingia os  5.559 aviões no final de 2013, o que representava oito anos de produção.