Turismo

Algarve vai ter mais 20 mil chegadas pelo aeroporto de Faro

O Algarve vai ter no próximo inverno mais  cerca de 20 mil passageiros provenientes de países com potencial de crescimento  de turistas, como a Escandinávia, a Polónia, a Alemanha ou a Irlanda, anunciou  hoje o Turismo de Portugal.

Estes passageiros vão chegar à região em voos de companhias áreas e  com pacotes de operadores turísticos com os quais o Turismo de Portugal  realizou contratos de parceria para reduzir a sazonalidade do setor na região,  mas o secretário de Estado da tutela, Adolfo Mesquita Nunes, frisou que  falta agora a iniciativa privada da região fazer a sua parte.

"Do nosso ponto de vista, para esbater o fenómeno da sazonalidade do  Algarve, mais importante do que fazer festas e concertos ou fazer eventos,  é atuar diretamente junto das companhias aéreas e dos operadores turísticos  e garantir que haja forma de chegar ao Algarve durante esse período de tempo,  porque depois a oferta que existe encarregar-se-á de fidelizar os turistas  que chegam", afirmou o governante.

A medida de combate à sazonalidade no Algarve foi hoje apresentada em  Albufeira e o governante frisou que o investimento do Governo se dirigiu  para as áreas da comercialização em vez de se ter focado na promoção, numa  mudança de paradigma que a tutela diz poder vir a ser quantificada e ter  uma avaliação mais eficaz do que a política de eventos e promoção seguida  até aqui.

"O Algarve do ponto de vista do verão tem estado a crescer e este é  um contributo para que cresça não só no verão, mas nos meses adjacentes  ao verão", sublinhou o secretário de Estado do Turismo, que estava acompanhado  dos presidentes do Turismo de Portugal, Luís Matoso, e do Turismo do Algarve,  Desidério Silva.

Questionado sobre a capacidade que os privados vão ter, em tempo de  dificuldades e crise económica, para conseguir cativar a oferta turística,  Adolfo Mesquita Nunes disse "não ter dúvidas nenhumas de que o Algarve,  enquanto região de turismo, está bastante enérgico".

"O problema da sazonalidade tem que ser combatido com as acessibilidades  que estamos aqui a querer criar. Não tenho dúvida nenhuma de que a iniciativa  privada do Algarve está mais do que disposta e capaz para conseguir fidelizar  a oferta nestes meses de inverno e outono, da mesma forma que tem fidelizado  de verão", acrescentou.

O Estado investiu no aumento do número de rotas para o aeroporto de  Faro cerca de 400 mil euros, segundo a informação avançada pelo Governo  na apresentação do plano.

O documento aponta para uma quebra de 60.000 chegadas à região entre  2006 e 2012, nos períodos de inverno, e para a recuperação, já neste inverno,  de 25 por cento desse valor, criando um "potencial de 100 mil dormidas"  no Algarve na época baixa.

A Escandinávia, a Alemanha, a Irlanda e a Polónia são os mercados em  que o Turismo de Portugal, em parceria com o Turismo do Algarve e com os  operadores da região apostaram "através de novos voos e do aumento da capacidade  das companhias aéreas e dos operadores envolvidos (TUI, Air Berlin, Aer  Lingus, Norwegian, Itaka e Rainbow Tour)", precisou o Turismo de Portugal  numa nota de imprensa distribuída aos jornalistas.