Turismo

Taxa de ocupação hoteleira regista crescimento de 5% na Festa da Flor

92% de taxa de ocupação hoteleira é o valor apontado pela Secretaria Regional do Turismo, para a presente edição da Festa da Flor. "A última sondagem efectuada ontem, dia 8 de Maio, à taxa média de ocupação global do destino, apresenta ainda um ligeiro crescimento face à sondagem avançada há precisamente quinze dias, situando-se agora nos 92%", revela a SRT em comunicado sublinhando que, "trata-se de uma excelente notícia que vai ao encontro do que era expectável e que, em comparação ao ano transato, revela um crescimento de cerca de 5 pontos percentuais".

A abertura oficial da Festa da Flor 2013 está marcada para esta tarde. O ponto alto acontece este domingo, com a realização do cortejo alegórico, que conta com a participação de 9 grupos.

Programa:

· A realização de exposições diversas, decorações florais e música ambiente.

· O início das atuações dos 4 Grupos Folclóricos envolvidos nesta Festa, que se prolongam até ao dia 15 de Maio.

· O arranque do Projecto 'Flores e Gastronomia', um projeto que integra vários workshops, palestras e ateliers temáticos com produtos regionais, tendo por objectivo realçar as tradições madeirenses, partilhando-as com todos os intervenientes, sejam turistas ou locais.

· O arranque dos desfiles perfumados e das provas olfativas de Vinho Madeira na Avenida Arriaga, assim como a inauguração da Exposição 'Pintura Perfumada' e de outras acções relacionadas com o universo do perfume, todas elas integradas no Projecto 'Festa do Perfume' que terá o seu momento alto no dia 15 de Maio, com a apresentação exclusiva do perfume 'Isle of Madeira', do célebre perfumista francês Nicolas de Barry.

· O arranque do evento “Casar na Madeira”, um projeto promocional, de iniciativa privada, que visa dar maior visibilidade a este segmento de mercado, mediante a mostra de algumas potencialidades (exposição fotográfica, desfiles de vestidos de noiva com Bordado Madeira, arranjos florais e acessórios de flores para casamentos, provas de doçaria e bolos, animação musical, promoção de espaços e infraestruturas para celebração de casamentos e distribuição da revista “Casar na Madeira”).

No dia 11 de Maio (sábado), o destaque vai para a Cerimónia do Muro da Esperança, uma iniciativa que, este ano, reúne um total de 1.250 pessoas, simbolizando, efetivamente, uma mensagem de paz e esperança para o mundo. Ainda neste dia, refira-se a realização da II Edição do Reid’s Palace Classic Auto Show, também de iniciativa privada, que terá lugar na Estrada Monumental, entre as 10.00 horas e as 20.00 horas.

Já no dia 12 de Maio (domingo), o Cortejo Alegórico da Flor, previsto para as 16.00 horas, é o momento alto destas comemorações e terá, por esta ordem e temas, a participação dos seguintes 9 grupos:

1. 'Minha Ilha Minha Flor' – João Egídio Rodrigues

2. 'Paixão Colorida' – Isabel Borges

3. 'Flores dos caminhos da minha ilha' – Escola de Samba Caneca Furada

4. 'Rosa' – Associação de Animação Geringonça

5. 'Na Ilha da Primavera' – Fábrica de Sonhos

6. 'Comemoração dos 25 anos da Festa da Flor' – Turma do Funil

7. 'Na Rota das Flores Minha Ilha a Mais Bela' – Associação Fura Samba

8. 'Neste Jardim Celeste' – Associação Desportiva Cultural e Recreativa Bairro da Argentina

9. 'O meu Tapete Voador de Flores' – Sorrisos de Fantasia

À semelhança do que aconteceu no ano passado, os Carros Alegóricos ficarão em exposição na Praça do Mar, até às 15.00 horas do dia 14 de Maio.

Em simultâneo a todas estas intervenções e fazendo parte do Programa oficial, merecem aqui especial referência:

· Os Tapetes Florais, nas Placas centrais da Avenida Arriaga, cuja construção exalta a beleza das flores, numa tradição já secular da Madeira que é motivo de interesse e atracão para residentes e visitantes.

· A 58ª Exposição da Flor.

· O Mercado das Flores, composto por 8 Stands de venda de flores, mel de cana e produtos derivados, ladeados de pequenos jardins que se inspiram nos tradicionais jardins das casas madeirenses.

· O Projeto Artístico “Rota das Endémicas: A Dactylorhiza Foliosa”, da autoria de Dina Pimenta, numa homenagem a esta planta endémica da Região, da floresta Laurissilva, também conhecida por 'Orquídea da serra'.

· A Exposição 'Bordado Madeira inspirado nas Flores'

· A reedição do projecto 'Vamos Florir a Cidade', iniciado em 2010, que apela à colaboração de instituições várias, estabelecimentos comerciais e residentes para que, durante o período alto dos festejos, decorem com flores as fachadas dos edifícios, as varandas, as montras e as entradas dos seus estabelecimentos.

· O regresso do 'Concurso de Montras' que, durante anos, emprestou grande valor ao evento Festa da Flor e ao comércio citadino, chamando à atenção e maravilhando os transeuntes, residentes e turistas, para as capacidades criativas dos comerciantes madeirenses.