Turismo

'Rota das Estrelas' chega ao Ocean

O ‘Ocean’, restaurante com duas estrelas Michelin no Algarve, recebe entre sexta-feira e domingo dez chefes galardoados por este guia, num total de 17 estrelas, que pretendem fazer um percurso pela  gastronomia nacional e da Europa.

O encontro no Ocean (duas estrelas, hotel Vila Vita Parc, Porches) marca  mais uma etapa da edição de 2013 da 'Rota das Estrelas', uma iniciativa que, desde há quatro  anos, junta regularmente chefs de restaurantes nacionais e estrangeiros  galardoados com estrelas do guia Michelin, anunciou a organização.

O programa arranca com um almoço, na sexta-feira, na Herdade dos Grous,  no Alentejo -- propriedade do hotel a que pertence também o restaurante  Ocean -, com Hans Neuner, chef executivo do Ocean, e José Avillez (uma estrela,  restaurante Belcanto, em Lisboa) a preparem uma refeição a quatro mãos inspirada  no campo e na própria herdade.

No sábado, os chefs vão proporcionar, ao jantar, uma "uma boa volta  pela Europa". Portugal será representado pelos chefs Dieter Koschina (duas  estrelas, Vila Joya, Algarve), Vincent Farges (uma estrela, Fortaleza do  Guincho, Cascais) e Benoit Sinthon (uma estrela, Il Gallo d'Oro, Madeira).

A "visita" a França será assegurada por Jérôme Banctel (duas estrelas,  restaurante Senderens, Paris), enquanto o passeio pela Áustria será conduzido  por Roland Trettl (uma estrela, Ikarus, Salzburgo). Segue-se a Alemanha,  com o chef Sven Elverfeld (três estrelas, restaurante Aqua, Wolfsburg) e  Itália, com Dario Macorig (Ristorante Campiello, Fruili). Por fim, o catalão  Sergi Arola (duas estrelas Michelin, Arola Gastro, Madrid) garante a viagem  à gastronomia espanhola. Os pratos serão acompanhados com os vinhos do respetivo  país.

No domingo, os mais novos podem participar no desafio Master Chefs Junior,  uma competição de culinária.

O encontro de chefs termina com um jantar a quatro mãos, preparado por  Hans Neuner e por Jacob-Jan Boerma (duas estrelas, restaurante De Leest,  Holanda).

Ainda antes do "arranque oficial", já na quinta-feira o chef executivo  do Ocean recebe na sua cozinha Jérôme Banctel para um jantar.

A 'Rota das Estrelas' surgiu em 2010 como uma iniciativa privada com  o objectivo de dar a conhecer o que de melhor se oferece na alta gastronomia  portuguesa, identificada como um factor de diferenciação a nível turístico,  como alternativa aos tradicionais produtos sol e praia. A iniciativa juntou  vários grupos hoteleiros e restaurantes com estrelas Michelin, criando assim  o conceito de rota.

Em Junho, o roteiro segue para o Feitoria, de José Cordeiro, e em setembro,  será a vez da Fortaleza do Guincho (de Vincent Farges). Em outubro, Dieter  Koschina (Vila Joya) será o anfitrião do evento e, no mês seguinte, o Largo  do Paço (uma estrela Michelin, Casa da Calçada, Amarante), comandado por  Vítor Matos, fecha o roteiro de 2013.