Turismo

Excesso de oferta imobiliária explica maus resultados no turismo algarvio

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita  Nunes, atribuiu hoje os maus resultados das empresas do setor no Algarve  ao excesso de oferta imobiliária, defendendo que a aposta deve ser na requalificação  e não em mais construção.

Segundo o governante, durante muitos anos os sucessivos governos motivaram  as empresas a construir "cada vez mais", o que resultou num excesso de oferta  de construção e levou as empresas, sobretudo da área de hotelaria, a terem  de baixar os preços.

"As receitas no turismo crescem, o número de dormidas cresce, o número  de turistas cresce e aquilo que desce são os proveitos da hotelaria, precisamente  porque, com o excesso de oferta que há e com a concorrência, os preços tiveram  de baixar", afirmou Adolfo Mesquita Nunes aos jornalistas, à margem da apresentação  do programa Formação Algarve.

À margem da cerimónia, em que participou também o secretário de Estado  do Emprego, Pedro Roque, o secretário de Estado do Turismo assegurou que,  enquanto for titular daquela pasta, os apoios para a construção serão redirecionados  para a requalificação e não para mais construção.

Aquele responsável frisou que o crescimento do turismo internacional  tem conseguido compensar as quebras do turismo interno, o que significa  que há um crescimento dos mercados emissores e mais turistas por ano.

A segunda edição do programa Formação Algarve contempla um investimento  de dois milhões de euros destinado a ações de formação profissional para  desempregados na época baixa e ao apoio à renovação ou conversão de contratos  de trabalho a termo.

O objetivo é que o programa possa abranger entre duas a cinco mil pessoas,  sobretudo na área da hotelaria, mas também em outras áreas, como a construção  civil ou o comércio.

Podem candidatar-se ao programa todos os trabalhadores cujo contrato  de trabalho termine entre 01 de setembro e 30 de novembro de 2013.

As ações de formação em contexto de trabalho decorrem entre 01 de novembro  de 2013 e 31 de maio de 2014.