Turismo

Greve na SATA com adesão de "quase 100%"

A greve na transportadora açoriana SATA, convocada por cinco sindicatos, estava hoje de manhã com uma adesão de “quase 100%”, de acordo com a plataforma que reúne as estruturas sindicais.

"Às 7h45, a adesão era de quase 100%", disse à Lusa a porta-voz da plataforma de sindicatos, Sandra Lemos, indicando que "não há ninguém no aeroporto".

De acordo com Sandra Lemos, está prevista a saída de um voo, "de serviço mínimo", pelas 8 horas, que fará ligação entre Lisboa e a Horta, na ilha do Faial.

Cinco sindicatos convocaram uma greve na transportadora aérea açoriana dividida por dois períodos. O primeiro arrancou às 00h00 de hoje e termina na quinta-feira, 25 de Abril.

A segunda fase da paralisação está convocada para 2, 3 e 4 de Maio.

A greve foi convocada pela não aplicação na SATA de um acordo que os mesmos sindicatos assinaram com a administração da TAP com vista a evitar cortes salariais entre os 3,5% e os 10% previstos no Orçamento do Estado de 2013.

O Governo Regional dos Açores, que tutela a SATA, recusa aplicar o acordo afirmando que no caso da companhia aérea açoriana só seria possível fazê-lo violando a lei do Orçamento do Estado.

A Lusa tentou contactar a SATA, mas até ao momento tal não foi possível.