Turismo

Universidade de Coimbra promove roteiro turístico para a comunidade judaica

A Universidade de Coimbra quer apresentar "produtos  diferenciados" na área do turismo, como um roteiro para a comunidade judaica,  no qual se incluirá consultas a uma bíblia judaica do século XV ou a documentos  de Aristides de Sousa Mendes.

A instituição pretende potenciar a classificação de Coimbra como Património  Mundial pela UNESCO, apresentando "novos produtos", onde se inclui o roteiro  virado para a comunidade judaica, que já valeu a apreciação de um rabi de  Nova Iorque que visitou a universidade, afirmou à agência Lusa Luís Menezes,  vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC).

Esse roteiro irá incluir, para além da bíblia, "que é um objeto único",  o acesso ao Arquivo e Biblioteca Geral da universidade, onde estão "documentos  que interessam à comunidade judaica", como os manuscritos, enquanto estudante  da instituição, do diplomata Aristides de Sousa Mendes, que concedeu cerca  de 10 mil vistos de entrada em Portugal a judeus, quando era cônsul em Bordéus,  durante a Segunda Guerra Mundial.

Para além do foco na comunidade judaica, Luís Menezes explicou que a  UC quer "atrair grupos de turistas diferentes, porque a universidade tem  diferentes histórias para contar".

Segundo o vice-reitor, está a ser recuperada a estufa do Jardim Botânico,  para a ligar à visita ao Paço das Escolas - o percurso turístico geral -,  assim como há a pretensão de "revitalizar o Museu Académico".

"Tudo isto tem de ser feito em parceria com a Câmara de Coimbra", sublinhou  Luís Menezes, estando em perspetiva a criação de "um bilhete único", que  envolva, não só os espaços da universidade, mas também "o Museu Machado  de Castro e o Portugal dos Pequenitos", entre outros.

O turismo da cidade "tem de caminhar no sentido de uma estrutura global",  ao mesmo tempo em que se pretende "apresentar cada vez mais produtos específicos",  de modo a "cativar os turistas e a fixá-los mais dias na cidade e não apenas  uma tarde", frisou.