Turismo

Administração do Turismo de Portugal escolhida até ao final deste ano

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, reiterou hoje pretender concluir a escolha da nova administração do Turismo de Portugal até ao final do ano, confirmando os três nomes propostos.

"Sempre disse que teremos uma nova administração durante este ano", afirmou aos jornalistas em Londres, durante uma visita ao World Travel Market, uma das principais feiras do setor.

O governante confirmou que os nomes dos três finalistas são aqueles divulgados pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) no final de outubro, mas não respondeu sobre a data em que tomará uma decisão.

A CReSAP divulgou a 31 de outubro ter selecionado três entre 12 candidatos: João Cotrim de Figueiredo, José Mendes Bota e Pedro Moreira.

Antigo diretor-geral da TVI, João Cotrim Figueiredo já desempenhou também funções em empresas como a Compal, Nutricafés, no passado.

José Mendes Bota é deputado do PSD, sendo Presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação.

Além de professor no ISCTE, universidade onde se licenciou, Pedro Moreira é administrador delegado da Turismo Fundos, cargo que ocupou em 2010 após três anos enquanto presidente do conselho de administração da OPART, a entidade gestora do Teatro Nacional de São Carlos e da Companhia Nacional de Bailado.

O nomeado irá substituir Frederico Costa, que esteve à frente do Turismo de Portugal durante dois anos e que vai assumir funções na Visabeira Turismo.